Dia do Gari: profissionais recebem homenagens da Prefeitura de Macapá

Garis e margaridas de Macapá tiveram uma manhã diferente nesta quarta-feira, 16 de maio, dia em que se comemora o Dia do Gari. Para homenagear esses profissionais e celebrar a data, a prefeitura, juntamente com os diretores da empresa que presta serviços de limpeza ao Município, fez uma singela homenagem aos mais de 120 garis e margaridas, que, diariamente, trabalham para manter a limpeza da cidade.

Foram mensagens de felicitações, agradecimento, incentivo e reconhecimento ao trabalho desenvolvido por eles, além de um café da manhã especial, preparado para festejar o momento e que contou com a presença do prefeito de Macapá, Clécio Luís, do vereador Caetano Bentes, do secretário municipal de Manutenção Urbanística, Augusto Almeida e do supervisor operacional da Empresa Terraplena, Thiago Façanha.

“Hoje é um dia muito importante para nós. Viemos celebrar, mas, principalmente, agradecer e parabenizar esses trabalhadores pelo seu dia. Lembrá-los da importância do trabalho que fazem diariamente na cidade. Esses profissionais são motivo de muito orgulho para todos nós. Só temos a agradecer, pois a atividade que eles executam, a maneira como cuidam da nossa cidade, tem que ser muito referendado e valorizado por todos, pois são esses trabalhadores que todos os dias, mesmo com as dificuldades e, às vezes, sofrendo preconceito das pessoas, saem de suas casas para atender as milhares de famílias de Macapá e deixar a cidade mais limpa e organizada”, disse o vereador Caetano Bentes.

O secretário Augusto Almeida parabenizou as equipes e destacou o dia a dia vivenciado junto a esses trabalhadores. “A função desses profissionais é essencial para a manutenção, a vida e para o meio ambiente da nossa cidade, assim como qualquer outra profissão, digna de muito orgulho e de muito respeito. Como secretário de Manutenção Urbanística, acompanho diariamente o trabalho das margaridas e dos garis. Além da dedicação e força de vontade, é gratificante ver a alegria com que eles trabalham, sempre com um sorriso no rosto. As margaridas sempre bonitas, maquiadas. A função deles é importantíssima, pois são cruciais para a nossa cidade”, destacou.

Exercendo a atividade há 9 anos, o gari Rosivandro Carvalho falou orgulhosamente do seu trabalho, destacando o dia a dia vivido nos diversos bairros da capital amapaense. “Contribuir com o nosso trabalho para levar melhorias para a nossa cidade é muito gratificante para todos nós. Sabemos que a batalha é árdua, que trabalhamos duro e que, mesmo com muito empenho, ainda temos que enfrentar o preconceito das pessoas. Mas, mesmo assim, enfrentamos as dificuldades e vamos lá todos os dias, de cabeça erguida, cumprir a nossa tarefa, com alegria e na certeza de estarmos fazendo o nosso melhor”, detalhou.

Clécio Luís parabenizou os garis e falou das melhorias que o trabalho deles tem proporcionado para a capital. “Vim aqui hoje para expressar o meu agradecimento, a minha gratidão aos nossos garis e às nossas margaridas pelo dia deles. Esses profissionais têm um papel fundamental na nossa cidade. Quando eu assumi a gestão, a cidade estava um caos. Há quase dois meses sem coleta de lixo, conseguimos resolver o problema. Foi um ano para resolver, mas resolvemos. Desde de 2014, temos um serviço exemplar de coleta de lixo em Macapá. E agradecemos aos nossos garis e margaridas, que hoje parabenizamos pelo seu dia e que essa profissão seja inspiradora para outras pessoas, assim como foi para o pequeno Pedro Henrique, que é apaixonado por esses profissionais e que tinha um sonho de conhecê-los, e de ter um uniforme como o deles. Isso mostra a admiração e o respeito pelo trabalho que eles executam”, ponderou o prefeito.

O município de Macapá conta hoje com uma equipe de aproximadamente 190 profissionais, entre coletores de lixo, varredores, margaridas e motoristas, que atuam diariamente na manutenção urbanística da cidade, executando serviços de capina, roçagem, varrição, remoção de entulho e coleta diária do lixo domiciliar. O ex-secretário municipal de Assuntos Extraordinários, Evandro Milhomen e o ex-secretário de Manutenção Urbanística, Claudiomar Rosa, também participaram da solenidade.

Karla Marques
Assessora de comunicação/PMM
Fotos: Max Renê

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *