Dia do Marabaixo terá exposição, shows, debates e oficinas em Macapá

DSC_0006-768x509-1-220x205

Por Jéssica Alves

Para marcar a celebração do Dia Estadual do Marabaixo, comemorado em 16 de junho, uma programação será realizada no período de 16 a 18 de junho em Macapá, com a realização de debates, oficinas, shows e exposição, homenageando uma das manifestações culturais mais características do Amapá.

No dia 16, às 9h, a exposição “Marabaixo por Outras Visões” será lançada no monumento Marco Zero do Equador, um dos principais pontos turísticos da cidade, localizado na Zona Sul da capital. A coletânea levará aos visitantes itens que são essenciais para a dança típica amapaense, como roupas, caixas, colares, entre outros objetos.

Neste dia haverá ainda oficinas e palestras sobre a dança e manifestação cultural. No dia 17, haverá uma roda de conversa sobre o marabaixo como patrimônio imaterial do Amapá, na Universidade Federal do Amapá (Unifap), a partir das 17h.

No dia 18, um show com a participação de aproximadamente 10 grupos de marabaixo será realizado no monumento Marco Zero, a partir das 18h, como encerramento das atividades.

De acordo com um dos coordenadores do evento Carlos Piru, a programação serve de valorização ao seguimento na cultura amapaense.

“A partir da criação da data, avançamos em alguns passos na divulgação e valorização do marabaixo, principalmente no que tange a união do seguimento. Avançamos muito neste sentido”, explicou.

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *