Dia do Meio Ambiente teve programação para estudantes e lançamento do Dicionário Socioambiental

No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, uma programação diferenciada foi promovida pela Promotoria de Meio Ambiente de Macapá, com lançamento de publicação, troca de experiências e aprendizado sobre Unidades de Conservação do Amapá. Alunos da Escola Municipal Lúcia Neves Deniur foram os convidados para a manhã de conhecimento mútuo, em que o promotor Marcelo Moreira e técnicos da área ambiental motivaram para a responsabilidade com a preservação do planeta, seguindo a campanha de 2019, “Meio Ambiente: Cuidar é Dever de Todos.”

A proposta da Promotoria é de chamar atenção para os deveres de cada cidadão com a continuidade do meio ambiente e consequentemente da raça humana, e distribuir conhecimentos que possam contribuir com ações benéficas. Para alcançar este objetivo, foi disponibilizado no site do Ministério Público do Amapá (www.mpap.mp.br) o Dicionário Socioambiental do Amapá e planejadas atividades educativas com estudantes que já vivenciam práticas de perpetuação do meio ambiente, para que relatassem suas experiências na escola e ouvissem técnicos e o promotor Marcelo Moreira.

Dicionário Socioambiental

Com cerca de 350 verbetes utilizados nas questões ambientais, a publicação facilita a compreensão principalmente de termos regionais, comumente usadas no Amapá, mas que nem sempre são de uso acadêmicos e em outros estados. A catalogação e organização foi de responsabilidade do engenheiro florestal Alcione Cavalcante, que atua na Promotoria ambiental. Os verbetes se enquadram na legislação ambiental do Estado e Municípios, fazendo a simplificação de termos técnicos para o regional, e vice-versa.

Alcione Cavalcante relata que o objetivo foi de organização de uma publicação que explicasse alguns termos técnicos e tornassem públicas as expressões do Amapá. “Há publicações semelhantes em outros estados e precisávamos de um dicionário aqui também, porque existem palavras específicas do nosso vocabulário que precisam ser simplificadas. É um livro de interesse tanto de acadêmicos da área jurídica e ambiental, como de profissionais e imprensa, de todo o Brasil. Temos como exemplo o termo área de ressaca, que é usado somente no Amapá, em outros locais tem outros sinônimos”.

O dicionário está disponível no site do MP-AP e pode ser baixado em formato PDF. Em dezembro o autor irá lançar a versão impressa.

Educação Ambiental

Na Escola Municipal Lúcia Neves Deniur, os alunos do 5º ano e de Educação de Jovens e Adultos participam de uma experiência que está deixando a instituição colorida e perfumada e ajudando a limpar o meio ambiente. O projeto “Paisagismo: Bem-Estar e Preservação do Meio Ambiente” foi sugerido pelos alunos e abraçados por professores e direção. Há um mês, os pneus descartados por borracharias do bairro Brasil Novo são recolhidos e transformados em canteiros, assim como panelas e latas, que recebem os cuidados para que possam receber as mudas e sementes. Esta experiência foi contada hoje por pais, professores e alunos, que compartilharam com os técnicos em meio ambiente, policiais do Batalhão Ambiental e promotores, as informações práticas.

Os alunos fizeram ainda uma visita monitorada na exposição “Unidades de Conservação do Amapá”, que fica na recepção da Promotoria. Os técnicos apresentaram as 19 UCs que estão dentro do território amapaense, e sentaram na roda para tirar dúvidas e ouvir relatos sobre as ações da Promotoria na área de educação ambiental e as experiências do servidor público João Damasceno, pai de uma aluna presente e que tem o meio ambiente como sinônimo de vida, e dedica cuidados e amor para sua preservação.

“É preciso garantir o futuro do planeta, e para isso temos que cuidar do meio ambiente e das crianças, torná-los cidadãos, faze-los compreender que as responsabilidades são de todos e que se cada uma fizer um pouco, vamos conseguir. Foi importante ouvi-los, porque, às vezes, em seus cotidianos, são cometidas infrações contra o meio ambiente e eles não sabem. A partir do momento em que têm conhecimento, passam a ser agentes de boas práticas. Nossa proposta foi de difundir conhecimento e dividir experiências, alcançar pessoas de todas as idades, e conseguimos o intuito com o dicionário e estas atividades de educação ambiental”, disse o promotor Marcelo Moreira.

SERVIÇO:

Mariléia Maciel – Assessora Operacional – CAOP/AMB
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *