Diálogo num boteco de beira de estrada

boteco

Crônica de Ronaldo Rodrigues

Eu e minha equipe estávamos andando pelo interior do Amapá, num trabalho que não vem ao caso agora, e paramos num boteco de beira de estrada pra abastecer a cuba de cerveja. Como sou pretendente a escritor, sempre fico observando a conversa dos frequentadores de botecos. De botecos de beira de estrada, então, é muito pitoresco. Dá sempre material pra ser desenvolvido numa crônica. Como esta. Ei-la:

O mais novo dos três que bebiam naquele boteco era o mais inflamado. Ele comentava o ataque terrorista ocorrido recentemente. Como ninguém prestava atenção no que dizia, ele virou pra mim e eu passei a ser seu interlocutor:dialogosplatao

– Pois é, rapaz! O mundo tá pegando fogo! Viu esse negócio que rolou lá na Alemanha? O mundo tá uma zona, concorda? Aquilo foi uma tragédia, concorda?

Respondi meio constrangido, como sempre fico quando tenho que revisar a fala de alguém:

– Concordo que o que aconteceu foi uma tragédia, mas não concordo com o país em que aconteceu. Não teria sido na França?

Ele ficou pensativo um momento e concordou:homens-tipicos-balada-7-1

– Isso! Isso! França! Eu falei o quê? Bélgica, não foi? Que cabeça a minha! Claro que foi na França!

Tomou mais uma dose de cachaça e voltou ao assunto:

– Tudo o que é emissora de televisão tá transmitindo. Sabia que lá pra esse tal de Oriente Médio tem uma emissora de televisão que transmite essas notícias? Acho que é a Al-Saara!
– Al-Jazeera.
– Al-Jazeera! Isso mesmo! Será que eu tô ficando embriagado?

imagesTomou outra dose e voltou à carga:

– Mas acontece que as emissoras de televisão do Brasil só falam nisso. Ninguém fala naquela outra tragédia que aconteceu lá em Santa Catarina.

Como a minha equipe tinha feito a devida compra de cerveja, respondi já de saída:

– Não foi em Santa Catarina. Foi em Minas Gerais. Até logo! E boa sorte na sua conversa!

Embarquei na van e passei a anotar o diálogo acima relatado pra transformar nesta crônica. E podem crer: é 60% verídico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *