Do xadrez ao futebol, Jogos Escolares 2015 terão 13 modalidades

8584_jeas

A Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), iniciou na terça-feira, 28, o planejamento para os Jogos Escolares 2015. Os organizadores dos jogos se reuniram no auditório da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), juntamente com diretores escolares, professores de educação física e técnicos.

Foram discutidas a metodologia de trabalho, execução e premiação dos jogos em 13 modalidades. As individuais são capoeira, natação, tênis de mesa, xadrez, karatê, luta olímpica, ciclismo e natação, e as coletivas são basquete, vôlei, futsal, handebol e futebol. Os 16 municípios devem participar com as eliminatórias que vão culminar na grande final, prevista para ocorrer em dezembro.

Segundo o gerente do Núcleo de Esporte e Rendimento da Sedel, Olivaldo Nunes, os jogos vão atender toda a rede estadual de ensino, incluindo as escolas particulares e municipais.
“Com a parceria da Seed, nós teremos um envolvimento maior dos professores e de toda a comunidade escolar. Todas as equipes classificadas serão premiadas com medalhas e as escolas respectivamente representadas com troféus”, explicou.

De acordo com a secretária de Educação, Conceição Medeiros, a orientação do governador Waldez Góes é para que todas as políticas públicas sejam desenvolvidas de forma integrada. Para ela, o esporte e a educação devem estar juntos, pois trabalham com o mesmo sujeito, que é o aluno. A secretária informou, ainda, que a novidade deste ano é a participação da comunidade escolar indígena nos jogos.

“Estamos com o mesmo propósito de fazer realmente da escola, uma escola viva que através do esporte facilite o processo de ensino e aprendizagem, e que o aluno seja estimulado ao prazer de representar sua escola, através das atividades esportivas e durante os jogos. Ainda temos a oportunidade de descobrir novos atletas que representem o Amapá em todas as modalidades, cada um mostrando suas habilidades e práticas esportivas”, destacou Medeiros.

A abertura oficial dos Jogos Escolares 2015 está prevista para acontecer no dia 25 de maio, no Estádio Zerão. Ginásios municipais, quadras poliesportivas das escolas, além do ginásio do Comando Geral da Polícia Militar também devem abrigar as eliminatórias.

Ariane Lopes
Comunicação Sedel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *