Doação de sangue cai em dezembro e Hemoap convoca voluntários para manter estoques

Nos períodos festivos, típicos do mês de dezembro, a doação de sangue é crucial para garantir estoques seguros para todos os cidadãos, contudo é um dos períodos em que menos doadores comparecem ao Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap), e em contrapartida crescem as chances de acidentes e fatalidades que causam a necessidade desse serviço. Por conta disso, o Hemoap convida voluntários para reforçarem seus estoques.

Todas as tipagens sanguíneas são necessárias. A preocupação, segundo o diretor do instituto, Sávio Guerreiro, é que a incidência dos feriados que caem nas segundas-feiras, posteriores ao Natal e ano novo, interfiram ainda mais nas coletas.

“O volume de doações tradicionalmente diminui nesse período. Então reforçamos que as doações sejam intensificadas principalmente entre quinta e sexta-feira, devido a maior concentração de pessoas no período das festas e possibilidade de maior necessidade de hemocoponentes”, disse.

Em média, a unidade recebe 50 doações por dia. Uma bolsa de 450ml de sangue coletado durante a doação é capaz de ajudar até quatro pessoas. O sangue coletado passa por um processo de fracionamento, onde é possível extrair o concentrado de hemácias, o plasma, o concentrado de plaquetas e o crioprecipitado, que também são doados. Todo o material doado passa pela realização de seis tipos de exames: HIV, hepatite B, hepatite C, doenças de Chagas e HTLV, para assegurar a qualidade do material.

O voluntário deve ser uma pessoa saudável, entre 16 e 69 anos. É preciso pesar mais de 50 quilos, estar alimentado, ter repouso pelo menos 6 horas na noite anterior à doação e não ter ingerido bebida alcoólica no dia anterior à doação. Menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis.

O procedimento é feito no Hemoap, das 7h30 às 12h, localizado na Avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a Rua Jovino Dinoá. O doador dever apresentar documento original com foto.

Fonte: Diário do Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *