Doces e geleias são temas de capacitação para merendeiras escolares

A equipe de nutricionistas do Departamento de Segurança Alimentar da Secretaria Municipal de Educação (Desa/Semed) finalizou nesta terça-feira, 29, o curso de Doces e Geleias com merendeiros das escolas municipais de Macapá. O encerramento contou com a produção de doces e geleias de abóbora, maracujá e abacaxi, que podem ser utilizados na merenda escolar como substituto da manteiga, produto rico em gordura e que pode ser prejudicial para a qualidade de vida dos pequenos estudantes.

O objetivo do projeto é proporcionar uma alimentação mais saudável para as crianças por meio do fomento da agricultura familiar, possibilitando a substituição de alimentos não tão saudáveis por outros mais naturais, práticos e equilibrados para o cardápio escolar. Foram capacitados merendeiros e merendeiras de todas as escolas municipais de Macapá, incluindo a zona rural. Neste último dia, a oficina aconteceu nas escolas Caetano Dias Tomaz, Goiás e Aracy Nascimento.

Leslie Oliveira é nutricionista da rede de educação de Macapá. Ela recebeu 20 profissionais da alimentação escolar na Escola Caetano Dias Tomaz no último dia do curso, todos das escolas localizadas no distrito de Fazendinha. “Estamos capacitando nossos merendeiros para que possamos inserir essas alimentações no cardápio e substituindo a manteiga. Sabemos que o alto índice de gordura pode ocasionar doenças arteriais sérias, tendo o conhecimento de que a criança não come a manteiga apenas na escola. Pensamos nessas alternativas para poder possibilitar saúde e qualidade de vida no ambiente escolar”, explicou a nutricionista.

Além das escolas onde ocorreram os encerramentos, o curso foi desenvolvido também nas escolas polos: Esforço Popular, Antônio Barbosa, Maestro Miguel, Jardim Felicidade e Vera Lúcia Pinon Nery.

Rafaela Bittencourt
Assessora de comunicação/Semed
Contato: 98805-8150

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *