Doe sangue: Hemoap fará coleta neste sábado


O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) vai funcionar excepcionalmente neste sábado, 14, das 8h às 13h, para o serviço de coleta de sangue. O objetivo é ampliar o estoque e a quantidade de doadores de sangue fidelizados. O prédio do Hemoap fica localizado na Av. Raimundo Álvares da Costa, s/n, Centro de Macapá.

Segundo o diretor-técnico do Hemoap, Geice Maciel, a proposta é coletar a maior quantidade possível de sangue. Desta forma, o Hemocentro vai garantir bolsas de sangue para atender pacientes que necessitem de transfusão, principalmente para pacientes listados para serem submetidos a procedimentos cirúrgicos. “O momento é crítico de baixo estoque de sangue. Precisamos da população para reverter esse quadro”, justifica.

Neste sábado, equipes do Hemoap e do Serviço de Captação e Orientação Social (SCOS) estarão fazendo a coleta de sangue e prestando informações básicas sobre os procedimentos para a doação e a respeito do perfil de um doador de sangue.

Geice Maciel diz que esta será a primeira vez que o Hemoap vai funcionar em horário extraordinário. O diretor-técnico reforça a campanha de coleta de sangue e de adesão de novos doadores, dizendo que o Instituto é responsável pelo abastecimento de sangue em todos os hospitais da rede pública estadual e da rede privada.

Condições básicas para doar sangue

Sentir-se bem, com saúde; apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional; ter entre 16 e 67 anos de idade e pesar acima de 50 quilos.

Recomendação para o dia da doação

Nunca vá doar sangue em jejum; repouso mínimo de 6 horas na noite anterior; não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores; evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação evitar alimentos gordurosos.

Quem não pode doar?

Quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade; mulheres grávidas ou que estejam amamentando; pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como aids, hepatite, sífilis e doença de chagas; usuários de drogas; aqueles que tiveram relacionamento sexual, com múltiplos parceiros, nos últimos 12 meses.

O que acontece depois da doação?

O doador recebe instruções referentes ao seu bem-estar e cuidados que deverão ser tomados, tais como: beber bastante líquido nas primeiras 6 horas e alimentar-se normalmente; não fumar nas primeiras 2 horas; não praticar esportes radicais ou atividades de risco.

O que acontece com o sangue doado?

Todo sangue doado é separado em diferentes  componentes (como hemácias, plaquetas, plasma e outros), e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma doação. Os componentes são distribuídos para os hospitais e clínicas da cidade para atender casos de emergência, pacientes internados e pessoas com doenças hematológicas.

Isso é importante:

Embora realizados exames no sangue coletado (hepatites, sífilis, doença de chagas, HIV e outros), há um período chamado janela imunológica – espaço de tempo entre a contaminação e a positividade do teste – isso significa que a pessoa pode ter sido contaminada por um agente infeccioso e este não ser detectado por meio dos exames realizados. Por isso, é fundamental que você seja sincero na entrevista. Honestidade também salva vidas. Diante de um teste positivo ou inconclusivo, o doador será convocado por meio de carta para realização de um novo exame.

Edy Wilson Silva/Sesa

Meu comentário: Doe sangue, não custa nada e é fundamental para salvar vidas. Lembre-se que boas ações trazem paz ao coração e produzem sonhos felizes. 

Elton Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *