Domingo da Santíssima Trindade dos Inocentes é dedicado ao cumprimento de promessa e às crianças

Neste domingo, 4 de junho, festeja-se a Santíssima Trindade dos Inocentes no barracão da Tia Gertrudes, e o dia será de orações, pagamento da promessa de Natalina Costa e muitas brincadeiras para as crianças, em agradecimento à graça alcançada 74 anos atrás. A programação faz parte do calendário do Ciclo do Marabaixo, é realizada pela Associação Berço das Tradições Amapaenses, iniciou na Semana Santa e encerra dia 11 de junho, com a derrubada dos mastros nos barracões em que se cumpre a tradição.

A celebração da missa será na Igreja da Santíssima, no bairro Nova Esperança, e logo após os devotos seguem para o barracão da Tia Getrudes, no bairro Santa Rita, onde será servido o café da manhã. O dia é dedicado aos agradecimentos e cumprimento da promessa, e o momento mais importante é o Almoço dos Inocentes. Após a refeição inicia a parte lúdica, com brincadeiras, sorteio de prêmios e distribuição de lanche. Às 20h encerra a programação.

Promessa

Gertrudes Saturnino, pioneira do marabaixo, fez uma promessa para que sua filha Natalina Costa lhe desse um neto, e prometeu à Santíssima Trindade oferecer um almoço para doze crianças, representando os apóstolos de Cristo. Em 1949 nasceu Manoel Costa, hoje com 74 anos, primeiro dos doze filhos de Natalina, falecida em 2017, aos 85 anos. Ainda hoje a família reafirma fé e agradece à Santíssima Trindade dos Inocentes com a celebração da missa, o almoço e uma tarde de recreação para as crianças da vizinhança.

A Favela, hoje bairro Santa Rita, foi um dos locais povoado pelos negros quando foram obrigados a se desocupar suas casas no centro de Macapá. Entre as famílias que fizeram a mudança, estava a de Gertrudes Saturnino, que levou na bagagem o costume de louvar a Santíssima Trindade junto com a tradição do marabaixo, unindo a religiosidade e cultura, que deu início ao Ciclo do Marabaixo.

Valdinete Costa, coordenadora do barracão da Tia Gertrudes, convida todos para a celebração da missa, café da manhã e recreação. “Mais um momento de confirmação da fé e gratidão que estaremos realizando em neste Ciclo. Estamos nos preparando para os ritos finais dos festejos deste ano, com a certeza de dever cumprido por parte das famílias e devotos”.

– 4 de junho – Domingo da Santíssima Trindade
8h – Missa da Santíssima Trindade
9h – café da manhã
12h – Almoço dos Inocentes
14h até 20h – Domingo Lúdico para crianças

– 8 de junho – Marabaixo de Corpus Christi
De 14h às 20h

– 11 de junho – Domingo do Senhor
De 16h às 19h – derrubada do mastro da Santíssima Trindade

Mariléia Maciel
Assessoria de Comunicação
Fotos: Gabriel Penha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *