Domingo tem Cortejo de Verão do Banzeiro do Brilho-de-fogo em Fazendinha

No próximo domingo, 07 de julho, o Cortejo de Verão do Banzeiro do Brilho-de-fogo faz a festa no balneário de Fazendinha, animando os banhistas na abertura do Macapá Verão. Batuqueiros, mulheres do Cordão das Açucenas e crianças do Jardim do Banzeiro desfilarão ao som de músicas da cultura amapaense ritmadas por caixas de marabaixo e instrumentos de sopro. O Cortejo sai às 16h, atravessando a rua principal do balneário em direção ao ponto de ônibus.

O projeto Banzeiro do Brilho-de-fogo iniciou em 2014, por iniciativa de artistas e produtores, para difundir as músicas tradicionais do Amapá, chamando a atenção de todos para os sons e a cultura, herança deixada pelos antepassados, que resistiram para manter os costumes das danças do marabaixo e batuque. Oficinas e ensaios são realizados durante o ano, para formação de novos batuqueiros, que se apresentam três vezes ao ano, aniversário de Macapá, Macapá Verão e Cortejo de Dezembro. Além de batuqueiros, o Cordão das Açucenas e Jardim do Banzeiro compõe o projeto, que tem o apoio da Prefeitura de Macapá (PMM).

A concentração para o Cortejo será às 15h, no final do balneário, e o desfile terá a participação do grupo de teatro Marco Zero e marabaixeiros. O repertório é de músicas que retratam a cidade de Macapá, pessoas, costumes e tradições, produzidas por artistas locais. No colorido desfile, o público tem a oportunidade de prestigiar também os adereços que representam a cultura regional, como bonecas dançadeiras de marabaixo, beija-flor e flores, e as caixas, confeccionadas por mestres populares dos bairros Laguinho e Favela, e de comunidades tradicionais.

Neste ano os moradores do distrito de Fazendinha poderão participar do Cortejo. Uma oficina de preparação para batuqueiros foi realizada na última semana na escola Caetano Thomás, com a participação de alunos, que puderam ainda aprender artesanato para confecção de adereços. Após o Cortejo de Verão as oficinas reiniciam em agosto e seguem até novembro, quando começam os ensaios para o cortejo de encerramento do projeto.

Mariléia Maciel
Assessoria de Comunicação – Projeto Banzeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *