Durante evento do TRE-AP, Juiz autor da Lei da Ficha Limpa Lança do Livro “O Gigante Acordado”


O Juiz de Direito do Maranhão, Marlon Reis, lançou, nesta sexta-feira (8), no Plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), o livro “O Gigante Acordado, em âmbito nacional”. O lançamento da obra ocorreu durante a segunda noite do Ciclo de Palestras sobre Direito Eleitoral promovido pelo TRE-AP. 

O evento, que iniciou ontem (7),  foi organizado pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do TRE-AP. Conforme a diretora da EJE, juíza Elaine Koressawa, o Ciclo de palestras esclareceu a servidores da Justiça Eleitoral, advogados, magistrados, profissionais e acadêmicos do curso de Direito no Amapá, além de sociedade em geral, sobre assuntos relevantes do Direito Eleitoral. Dezenas de pessoas participaram do encontro. 

De acordo com o juiz Marlon Reis, o livro retrata o anseio da sociedade pela reforma política do Brasil e suas manifestações por conta disso. Na obra, o magistrado explica que a mobilização social, a exemplo de outros fatos da história nacional, pode e deve realizar uma revolução democrática por meio da Reforma Política brasileira. 

“No livro, falo do momento que o Brasil vive. Nosso país precisa de reforma política urgentemente, mas o trabalho conduzido pelo Congresso Nacional não satisfaz população”, destacou Marlon Reis. 

O Desembargador Raimundo Vales parabenizou o juiz Marlon Reis pelo livro e frisou que o magistrado contribuiu muito no esclarecimento de temas como Ficha Limpa e Reforma Política aos presentes no Ciclo de Palestras. 

O Juiz da Ficha Limpa

O Juiz Marlon Reis é conhecido em todo o Brasil. O magistrado é um dos idealizadores e redatores da Lei da Ficha Limpa, que impede a participação eleitoral de candidatos que tenham sofrido condenações criminais.

Marlon Reis também é presidente da Associação Brasileira de Magistrados Procuradores e Promotores Eleitorais (ABRAMPPE) e fundador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). 

Palestras da segunda noite de evento

Além do lançamento da obra, a segunda noite do evento contou com  as palestras  “Coerência e integridade”, ministrada pelo Promotor de Justiça do Pará, José Edivaldo Pereira Sales; “Caminhos para a Reforma Política”,  pelo do Juiz Marlon Reis e “Visão Crítica dos Meios de Apuração de Ilícitos Eleitorais e Respectivos Recursos”, explanada por Fernando Gustavo Knoerr, advogado e mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Serviço: 

Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing
Elton Tavares
ALTV
Fones: 2101-1504/84059044/91474038
Site TRE-AP: www.tre-ap.jus.br


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *