Durante reinauguração de Canil, Randolfe anuncia emenda para construção do Centro de Zoonoses de Macapá

O senador Randolfe Rodrigues indicou emenda parlamentar de sua autoria no valor de R$ 1,3 milhão, para a Construção do Centro de Zoonoses de Macapá. A boa nova foi anunciada pelo próprio parlamentar, durante a reinauguração do Canil Municipal, neste sábado, 06.

Ele participou da reinauguração junto com o também senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) e o prefeito de Macapá, Clécio Luís. O Canil Municipal fica localizado na Rodovia Juscelino Kubitschek, s/n, no bairro Vale Verde, no Distrito de Fazendinha. A reforma foi feita com recursos do Ministério da Saúde, no valor de R$ 96.700,00 e contemplou reforma na estrutura, instalações elétrica e hidráulica, reparos e adaptação de salas.

Senador Davi destacou o comprometimento da gestão do prefeito Clécio e enfatizou que está empenhado, assim como senador Randolfe Rodrigues, na melhoria da qualidade de vida da população.

O Vereador Vítor Hugo (PV-AP), defensor da causa animal, agradeceu ao prefeito pelo Canil reinaugurado e ao senador Randolfe pela emenda indicada para o Centro de Saúde de Zoonoses. O prefeito também agradeceu:

“Macapá tem conseguido sobreviver a esta crise, e boa parte pela ajuda e empenho destes dois senadores. E é graças a esse esforço que conseguimos fazer o algo mais, juntamente com os servidores motivados e o empenho da população. Então, muito obrigado ao Randolfe e Davi, por tudo que têm feito pelo município de Macapá”, frisou Clécio Luís.

O senador Randolfe falou da importância de cuidar dos animais e garantiu que seguirá trabalhando com afinco para a melhoria da vida dos moradores da capital e do interior do Estado.

“Compreender que temos que cuidar de outros seres é essencial. Com o Canil já inaugurado e, após a liberação de nossa emenda e construção do Centro de Zoonoses, o município terá condições de efetuar o recolhimento dos animais com as condições apropriadas. É assim que temos atuado e vamos continuar trabalhando no Senado Federal: colocando sempre os interesses da população em primeiro lugar e ajudando a gestão do prefeito Clécio Luís”, frisou o senador.

Centro de zoonozes

Zoonose é um termo da medicina que designa as doenças e infecções transmitidas para o homem através dos animais.

Canil

O Canil Municipal de Macapá foi fundado em 1985 e tem como diretriz principal o controle da raiva animal por meio da vacinação antirrábica de cães e gatos. Além da vacinação, ele recebe a demanda espontânea da população para a realização de avaliação de casos suspeitos de raiva e o recolhimento apenas de animais atropelados, doentes, agressivos ou suspeitos de outros agravos.

Com a reforma, o canil passa a ter um centro cirúrgico, o que possibilitará que o Município, em breve, ofereça os serviços de castração, que é o meio mais indicado para o controle da população de cães e gatos, bem como a prevenção de doenças como tumores prostáticos, mamários e uterinos.

Participaram do evento vereadores, secretários municipais, líderes de associações de classe, imprensa e sociedade civil organizada.

Elton Tavares, com informações da assessora de comunicação da PMM, Jamile Moreira.
Assessoria de comunicação do senador Randolfe Rodrigues. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *