E o papo furado do GEA, hein? Construir conjunto em área que não é do Estado…

Mas olhem como são as coisas. Depois de alardear a crise financeira e aumentar o próprio salário, após parcelar salários dos servidores e aumentar o seu próprio, entre outros tantos absurdos, o governador anunciou que lançará um projeto para a construção de casas populares no bairro do Perpétuo Socorro, no local do fatídico incêndio de 2013. Mas péra, a área é do município e não do Estado. Vamos por partes, então.

Depois de deixar a Prefeitura de Macapá à míngua por dois anos, sem ajudar com asfalto, ou sequer um parafuso para estrutura alguma, assim como apoio financeiro em outros setores, o GEA chega dizendo que é a cavalaria, para salvar a pátria?

Recorde-se que, 2015 e 2016 da administração estadual que deixou o município à própria sorte, trabalhando no vermelho. Ah, tava apertado também no Estado, disseram eles, mas nós lembramos da Expofeira sensacional, né não?

A atual gestão estadual cortou quase 70% os recursos do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS) de repasse aos municípios para injetar em programas estaduais. A capital, em 2016, tinha previsão em receber R$ 800 mil e só viu R$ 480 mil deste recurso. Este ano, a PMM receberá somente 290 mil, ainda sem previsão.

Vale lembrar que o governo não terminou os conjuntos habitacionais do Aturiá e Congós, ambas obras abandonadas pelo GEA, mas prometeu este terceiro, e, pasmem, em uma área que não lhe pertence,

Não, não torço pela desprezível máxima de “quanto pior, melhor” por conta de política. Mas temos que ser honestos, senão parece promessa de campanha de doação de lotes de forma ilegal (risos).

Acompanho política há tempos, observo, tento não escrever ou falar besteira, mas ainda me surpreendo com essas coisas. Como dizia Guimarães Rosa: “Muitas fingidades”.

A representante do Comitê Gestor Municipal do Programa Minha Casa Minha Vida, Mônica Dias, ficou mais surpresa ainda. “A Prefeitura de Macapá não foi informada oficialmente do anúncio ou, sequer, comunicada se há alguma a intenção do governo se apropriar do espaço. A divulgação desse projeto foi feita publicamente de maneira indevida e arbitrária”.

Segundo Mônica Dias, a prefeitura dará início ainda este ano à construção de pelo menos três mil novas unidades habitacionais em Macapá, e a região atingida pelo incêndio no Perpétuo Socorro é tida como prioridade. “Além dessa área outros pontos serão contemplados com outros projetos habitacionais”.

Na próxima semana, Mônica Dias irá a Brasília para apresentar ao Ministério das Cidades as novas áreas disponíveis para habitações, pelo Programa Minha Casa, Minha Vida. Tão logo sejam liberados recursos, provenientes do Fundo de Arrecadação Fundiária (FAR), a prefeitura fará chamada pública de empresas para que apresentem projetos das unidades habitacionais.

Não, não querem ajudar. Querem pegar carona, fingir trabalhar juntos e, é claro, mentir para quem não sabe a verdade e tirar um sarro com quem sabe (pra não dizer desrespeitar a inteligência alheia). Definidamente, 2018 chegou de voadora!

Elton Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *