‘É o reconhecimento da PGE do Amapá, que passará a ter o quadro completo’, exalta governador ao convocar novos procuradores

No Dia do Procurador do Amapá, celebrado na quinta-feira, 7, o governador Clécio Luís exaltou a importância e o reconhecimento da atuação dos profissionais em defesa dos interesses do Estado. Para marcar a data, o gestor autorizou a convocação de seis novos procuradores aprovados no concurso público da instituição, de 2018.

A assinatura do termo de convocação ocorreu na sede da Procuradoria-Geral do Estado do Amapá (PGE-AP), com a presença de procuradores e procuradoras amapaenses, além de técnicos da instituição.

“É o reconhecimento do papel da Procuradoria-Geral do Estado, que é um órgão que ganhou a sua autonomia e agora passará a ter o quadro completo. Me sinto honrado com essa conquista, resultado de muito trabalho, antes até de eu chegar no Governo. Além da convocação, nossas equipes também estão avançando em outras demandas da PGE, para que ela esteja cada vez mais forte e presente nas ações de defesa do Estado”, destacou o governador Clécio Luís.

A indicação para o avanço das fases do concurso público foi presenciado pelo presidente da Agência Nacional dos Procuradores do Estado e do Distrito Federal (Anape), Vicente Braga. No encontro, o órgão presenteou Clécio Luís com a medalha comemorativa aos 40 anos da Anape, em reconhecimento pela dedicação à defesa dos interesses do Estado e pelo compromisso com a Justiça e o serviço público.

Fortalecimento da PGE-AP

Com a futura posse dos novos servidores, o quadro efetivo da PGE, que hoje tem 44 procuradores e procuradoras, passará a ter 50 profissionais, o que representa um avanço na advocacia pública.

“A maior virtude do procurador do Estado é fazer com que a política pública chegue a quem mais precisa. Nós vivemos num país de desigualdades, e a nossa função é diminuir essas desigualdades. Essa convocação representa um respeito pela carreira e o papel da PGE, que com as licitações e mais processos administrativos, tem encarado uma maior demanda de trabalho”, evidenciou o procurador-geral do Estado, Thiago Albuquerque.

Na véspera do Dia da Mulher, o governador citou ainda a dedicação atenciosa das mulheres procuradoras do Estado do Amapá.

“Esse trabalho se torna ainda mais importante e especial pois é feito com afinco na busca da justiça no Amapá. Hoje temos 10 procuradoras no quadro do Estado e na lista do concurso, dentre os 6 candidatos, 3 são mulheres. É muito importante para o Amapá ver elas ocupando esses espaços e fazendo a diferença”, completou Clécio Luís.

Na data em que se comemora o Dia do Procurador do Estado do Amapá e também o Dia da Advocacia Pública, a convocação simboliza a relevância da função do procurador, que pode ir além da defesa dos interesses do Estado. O profissional assume as responsabilidades de mostrar os caminhos jurídicos para que políticas públicas sejam viabilizadas em benefício do povo amapaense.

Texto: Fabiana Figueiredo
Foto: Jorge Júnior/GEA
Secretaria de Estado da Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *