Edital para o setor audiovisual no Amapá tem inscrições abertas; veja as regras

Por Carlos Alberto Jr

Estão abertas as inscrições para o primeiro edital de fomento ao setor audiovisual do Amapá para produção de conteúdos inéditos sobre o estado. No total, R$ 3 milhões serão destinados às propostas. Desse valor, R$ 1 milhão é do governo do estado, enquanto o restante será aportado pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). O edital está disponível na internet desde a sexta-feira (1º).

Com adesão até 18 de outubro, o edital incentiva e abre espaço para a produção de conteúdos autorais nas seguintes categorias: um longa-metragem, dois documentários, um telefilme documentário, um telefilme ficção, dois curtas ficção, quatro curtas documentários e um curta animação.

De acordo com as regras, a produção do longa-metragem, dos documentários seriados, do telefilme documentário e do telefilme de ficção, devem ser apresentados por pessoa jurídica, sediada no Amapá e registrada na Ancine como produtora independente.

Edital de fomento ao setor audiovisual tem inscrições abertas no Amapá (Foto: Divulgação/Assessoria Festcine)

Entre os trabalhos apresentados, 80% devem ser amapaenses ou comprovar moradia no estado há, pelo menos, dois anos. Outra exigência é que 90% de toda a produção seja rodada em território amapaense, restando apenas 10% para ser filmada em outro local.

Além da valorização e divulgação da cultura do estado para o restante do país, as produções vão aquecer a economia. A expectativa é que, entre trabalhos diretos e indiretos, sejam gerados mais de 1 mil empregos no estado.

A comissão julgadora do certame será composta por profissionais cineastas de outros estados brasileiros e o resultado será publicado no Diário Oficial do estado no dia 16 de novembro de 2017.

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *