Editora Universitária da Unifap lança primeira coleção de livros


Doze obras escritas por professores e estudantes dos cursos de pós-graduação da Universidade Federal do Amapá (Unifap) serão lançadas no próximo dia 15, a partir das 17h, no hall da Rádio Universitária.  Ao todo, 26 livros fazem parte da primeira coleção da Editora Universitária da instituição. Cada livro tem uma tiragem de 1000 exemplares referentes ao edital de 2011 e abordam diversas áreas do conhecimento: artes, saúde, sociologia, química, entre outras.

Os livros serão vendidos. Porém, ainda não há uma estimativa de preços sugeridos. Os autores estarão presentes para autografar os exemplares e interagir com o público durante o evento.  O diretor da Editora Universitária, Fernando Canto, afirma que com essas primeiras 26 obras inicia-se o processo editorial comprometido com a universidade pública. 

Segundo Canto ainda há uma série de tarefas a cumprir. Entre elas políticas de preços e distribuição, direitos autorais, traduções e reedição de acervos importantes para o estado do Amapá.  A Unifap também tem o interesse de manter um diálogo com a Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu) para efetuar intercâmbio entre obras locais com diversas universidades.

Um novo edital para a publicação de mais 15 livros será lançado até o final deste ano. Apensar de existir oficialmente desde 2003, apenas recentemente foi possível dar andamento ao processo de publicações. Fernando canto, explica que processos burocráticos e a busca por recursos adiaram por inúmeras vezes o desejo de divulgar o conhecimento científico produzido na universidade. 

“Nós desejávamos concretizar a missão da nossa editora. Mas, por circunstâncias alheias a nossa vontade, nossos objetivos foram atrasados. Felizmente hoje é diferente”, afirmou. A Editora da Unifap, juntamente com a Rádio e TV, são órgãos auxiliares para a difusão do conhecimento, cuja prática é o objetivo central da universidade.

Kleber Soares
Asscom/Unifap

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *