Égua-molequ-u-é-doido!! => Energia ficará 28,67% mais cara no Amapá


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) homologou nesta terça-feira (26) o reajuste tarifário provisório de 28,67% para os cerca de 180 mil consumidores do Amapá. O índice entrará em vigor no dia 30 de novembro de 2013.

Segundo informou a agência, o índice provisório estará em audiência pública do dia 29 de novembro de 2013 a 31 de janeiro de 2014. A audiência servirá para aprovar o índice definitivo do reajuste da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA). A distribuidora do estado estava inadimplente há 10 anos com o pagamento de encargos do setor elétrico. Como regularizou sua situação, a empresa poderá reajustar a tarifa.
O reajuste vale tanto para alta quanto para baixa tensão.

Cálculo

Ao calcular os índices de reajuste, a agência considera a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência, segundo informou a Aneel. A fórmula de cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *