Égua-moleque-tu-é-doido: Hidrelétrica pode ter causado morte de peixes no rio Araguari

peixe-1.1

Por Abinoan Santiago

A morte de peixes no rio Araguari, em Ferreira Gomes, a 137 quilômetros de Macapá, pode ter sido causada na sexta-feira (13) pela abertura das comportas da hidrelétrica Ferreira Gomes Energia. A hipótese é da Delegacia de Meio Ambiente (Dema), que iniciou uma investigação nesta segunda-feira (16).

A edição desta segunda-feira do Amapá TV, da Rede Amazônica no Amapá, apontou que uma análise prévia da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) também indica a mesma hipótese. A suspeita é que manobras irregulares nas comportas podem ter liberado água acima do permitido, resultando no excesso de oxigênio em determinado perímetro do rio, informou o jornal.

O G1 entrou em contato com a Ferreira Gomes Energia, mas não houve retorno até esta publicação. A Sema calcula que tenham morrido 150 quilos de peixes no rio. Eles amanheceram mortos na sexta-feira ao longo da orla de Ferreira Gomes.

peixe-1-3A mortandade ocorrida na sexta-feira é a quarta em menos de um ano no município às margens do rio Araguari. Em 2014, a Ferreira Gomes Energia chegou a ser multada em R$ 20 milhões após um laudo do Instituto de Meio Ambiente (Imap) constatar que a abertura inadequada das comportas da hidrelétrica elevou o nível de oxigenação da água.

Para o delegado Sávio Pinto, existem fortes indícios de que a morte dos peixes tenha mais vez relação com a atuação da Ferreira Gomes Energia por causa do retrospecto da empresa.

“Quando havia apenas uma usina hidrelétrica, que era apenas Coaracy Nunes, nunca tínhamos visto um fato dessa natureza. Após a instalação da Ferreira Gomes, veio a mortandade de peixes e inundações. Essas coisas devem ser esclarecidas”, comentou o delegado, fazendo referência à cheia que atingiu Ferreira Gomes em maio.

peixe-1-2Morte de peixes

Além da registrada neste ano, em 2014 foram mais três ocorrências de mortes de peixes na orla de Ferreira Gomes. O Imap emitiu um laudo na ocasião descartando qualquer tipo de poluição na água por causa da característica do rio, que tem grande capacidade de diluir substâncias.

A primeira vez que os peixes apareceram mortos foi em agosto de 2014. Os outros registros ocorreram em outubro e novembro, no mesmo local. Pescadores chegaram a realizar um protesto no município por causa dos prejuízos para a atividade.

Fonte: G1 Amapá

*Fotos :Blog da Alcilene Cavalcante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *