Eleições 2016: Audiência pública sorteará urnas para a votação paralela

eleicoes-paralelas-2

Neste sábado (1º de outubro), véspera das Eleições Municipais 2016, o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) realizará audiência pública para sortear as três urnas eletrônicas que serão utilizadas na votação paralela, que ocorre no dia 02 de outubro. O evento acontecerá no Auditório da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), a partir das 9h. Estão convidados representantes de Partidos Políticos, Ministério Público Federal (MPF), entidades representativas da sociedade e o público em geral.

A votação paralela é uma auditoria pública da Justiça Eleitoral, que visa confirmar a segurança da urna eletrônica. Consiste numa simulação da Eleição com urnas oficiais, que seriam utilizadas no pleito e que, portanto, já haviam sido alimentadas com lista de candidatos e de eleitores. O procedimento é feito por amostragem e objetiva validar a confiabilidade das máquinas. O TRE efetua a ação desde 2002.

A medida é executada pela Comissão da Votação Paralela, presidida pelo juiz Marconi Marinho Pimenta e composta por servidores do TRE, também com a participação de um funcionário do MPF.

A Vice-Presidente/Corregedora do TRE-AP, Desembargadora Stella Ramos, destacou a importância da realização da atividade, pois garante a lisura das urnas eletrônicas, e mostra aos eleitores que o dispositivo é seguro para a hora da votação.

Tudo na votação paralela tem que ser realizado de forma correta, pois se trata de uma auditoria das urnas eletrônicas por amostragem, que visa comprovar a confiabilidade do equipamento e esclarecer isso à população, por isso é tão importante para a democracia do país”, frisou a Desembargadora Stella Ramos.

Como ocorre a votação paralela

As urnas sorteadas para a auditoria são transportadas com a presença dos fiscais de partidos e representantes dos órgãos representados para a sede da Justiça Eleitoral, onde são abertas e fiscalizadas pelos presentes, e depois substituídas por outras na seção eleitoral de origem.

Neste domingo, no mesmo horário das Eleições, servidores da Justiça Eleitoral digitarão nas urnas sorteadas, um a um, todos os votos anotados nas cédulas de papel e depositados em uma urna de lona. Às 17 horas, no final da votação, terá início a apuração dos votos, e o resultado da contagem nas cédulas e urnas eletrônicas deve coincidir, a fim de comprovar que não há adulteração nos programas da Justiça Eleitoral.

Serviço:

Daniel Alves
Arte: Kelly Pantoja
Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing
Fones: 2101-1504/984059044/991474038

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *