Eleições 2016: encerrado treinamento de coordenadores, mesários e distribuição de materiais e veículos para as Zonas do interior

dsc_0146

A Escola Judicial Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) concluiu, nesta sexta-feira (30), o treinamento de coordenadores de mesa nas escolas que abrigarão as Eleições Municipais 2016 na 2ª e 10ª Zonas Eleitorais de Macapá. Realizado no Plenário do TRE-AP, o ato tratou das orientações finais, da distribuição de materiais e de veículos na última etapa de preparação antes do domingo (02 de outubro) – data efetiva do pleito.

Somente na capital Macapá, sede das 2ª e 10ª Zonas Eleitorais, serão 3.344 mesários, 340 coordenadores de mesa e 184 técnicos de urna que atuarão na Eleição Municipal da capital.

dsc_0027

De acordo com o coordenador da Escola Judiciária Eleitoral (EJE/TRE-AP), Rinaldo Farias, os materiais consistem em cabine de votação, caderno de voto, caneta, produtos de higiene pessoal, alimentação, água mineral, tickets de combustível e chaves dos carros, entre outros itens fundamentais para a realização das Eleições.

Toda esta equipe é orientada no sentido de entender que seu papel é fundamental para todo o processo eleitoral, inclusive como representantes da Justiça Eleitoral. A grande novidade é que, por questões de segurança, ao invés de as urnas serem entregues no sábado – passando a noite nas escolas guardadas pela polícia nas escolas de destino –, neste pleito vamos fazer a entrega a partir de 5 horas e 30 minutos do domingo”, explica.

dsc_0134

A chefe do Cartório da 10ª Zona Eleitoral de Macapá, Ana Bela Oliveira, ressaltou que uma das principais marcas desta eleição é que “procuramos otimizar todo o procedimento, garantindo a presença de mais técnicos atuando na eleição, inclusive com algumas zonas mais movimentadas tendo presença de técnicos o dia inteiro”. Segundo ela, as escolas que não tiverem serão contempladas por uma equipe de suporte em cada perímetro.

Presente no ato de conclusão deste treinamento, uma das coordenadoras de escola para esta eleição, Renata Rodrigues Monteiro Picanço, que é servidora da Secretaria da Educação do Estado do Amapá (SEED-AP), registra que sente orgulho de participar do processo eleitoral.

É um momento muito importante para toda a sociedade e sendo coordenadora sinto que contribuo, com satisfação, para ocorrer da melhor forma. Minha família apóia essa participação e uma amiga chegou a se voluntariar com base nos meus relatos”, afirma Renata.

dsc_0139

O servidor da Justiça Federal Francisco Arrelias disse que há vários anos auxilia em eleições, tendo já atuado como mesário, coordenador de escola e agora no suporte geral, diretamente da Casa da Cidadania.

Vou atuar na logística de substituição de pessoal e equipamentos em todas as escolas da 10ª Zona, monitorando e atendendo a toda situação de anormalidade que eventualmente surgir”, explica. “Faço isso não apenas pelas folgas a que o voluntário tem acesso, mas pelo prazer em contribuir com todo o processo”, conclui Francisco.

Serviço:

Aloísio Menescal
Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing
Fones: 2101-1504/84059044/91474038

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *