Eleições 2016: TRE-AP capacita 42 técnicos de urna para trabalharem no pleito

DSC_0013

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) iniciou nesta segunda-feira (4) a capacitação de 42 técnicos de apoio à Eleição. Os participantes são terceirizados e receberão capacitação, durante as manhãs e tardes, para trabalharem na manutenção do equipamento antes e durante a votação em Macapá e no interior.

A ação é realizada pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI/TRE-AP), nas dependências do TRE, e objetiva dar suporte aos servidores da STI nas atividades de manutenção de urnas e transmissão de resultados durante a Eleição.

De acordo com o coordenador de soluções corporativas da STI, o servidor Emanoel Flexa, essa é a primeira turma de contratados para a função. Ao todo, segundo ele, e de acordo com o planejamento da Secretaria, mais de 80 pessoas serão capacitadas para dar suporte nas 16 cidades do Amapá. Só em Macapá, planeja-se contar com 32 técnicos.
DSC_0020
Conforme o coordenador, todos os terceirizados que recebem a qualificação serão treinados para resolver possíveis problemas que possam ocorrer nas urnas antes e durante a votação. Ele elucidou que entre os aprendizados práticos e teóricos, estão atividades de contingenciamento, limpeza de mídias e manutenção em geral das urnas.

Emanoel Flexa garante que, com o treinamento, eles estarão aptos a resolver eventuais problemas no equipamento, com procedimentos necessários para que a urna com problema volte a funcionar normalmente.

Treinaremos mais de 80 pessoas para fazer a manutenção das urnas em todo o Estado. Eles serão distribuídos nas 16 cidades, de acordo com a demanda do município. Os contratados serão chamados para resolver qualquer tipo de eventualidades nas urnas e darão o apoio imediato para a equipe técnica da Justiça Eleitoral”, explicou Emanoel Flexa.

DSC_0017

Eleição digital e Equipamento

Ao todo o TRE possui 1.929 urnas eletrônicas. O suficiente para suprir as 13 zonas e 1.616 seções eleitorais, com mais de 300 locais de votação. Se eventualmente algumas urnas apresentarem problemas e os aparelhos reservas não suprirem a demanda, serão usadas urnas de lona e cédulas de papel.

Serviço:

Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing
Elton Tavares, com informações de Milene Ney

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *