Eleições 2016: TRE-AP disponibiliza Cartilhas Explicativas para pretensos candidatos e eleitores

Cartilha1

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) lançou em maio passado, três Cartilhas explicativas sobre Registro de Candidaturas, Propaganda Eleitoral e Reforma Política, assuntos relevantes para as Eleições Municipais 2016. O material está disponível online, no site do TRE (http://www.tre-ap.jus.br/) e foi elaborado pela Secretaria Judiciária (Sejud/TRE).

A medida disponibiliza aos interessados, informações fundamentais sobre como os pretensos candidatos e partidos deverão proceder, de acordo com a Legislação Eleitoral. E também esclarecem os eleitores sobre os referidos temas.

Segundo o servidor da Sejud, Raimundo Fonseca, com o bom entendimento do candidato e da agremiação partidária, os agentes políticos envolvidos na Eleição não cometerão erros e assim o trabalho da Justiça Eleitoral será facilitado. Ou seja, ganha quem lançará seu nome no pleito e melhora a prestação de serviço do TRE e Zonas Eleitorais.

Essa cartilha é produzida e publicada em todas as Eleições com o objetivo de dar informações, tanto para os partidos políticos como para os candidatos, de forma bem dinâmica. Aproveitamos o ano das olimpíadas e fizemos uma adaptação no texto enfatizando esse tema e levando as informações necessárias aos partidos”, explicou o servidor.

Existem dois documentos fundamentais nas páginas, a cartilha das eleições e a orientação para os candidatos. As orientações mostram tudo que o candidato precisa saber sobre documentação e condições de elegibilidade. São informações fundamentais levando em conta as mudanças significativas na legislação Eleitoral com a Minirreforma”, concluiu Raimundo Fonseca.

De acordo com a secretária judiciária do TRE, Odete Scalco, sua equipe trabalhou com afinco para que as cartilhas sejam de simples compreensão para que o público entenda sobre os temas de forma facilitada e clara. A titular da Sejud também parabenizou os servidores envolvidos na elaboração pelo trabalho bem feito.

Acessem o material aqui (clicando em cada um dos temas):

Cartilha Registro de Candidaturas

Cartilha Reforma Política

Cartilha Propaganda Eleitoral 

Eleições Municipais 2016

Este ano, eleitores dos 16 municípios do Estado do Amapá irão às urnas escolher seus prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. O primeiro turno das Eleições Municipais será em 2 de outubro de 2016 e o segundo turno, no dia 30 do mesmo mês. No Estado, apenas a capital, Macapá, poderá ter segundo turno, por contar com 277.688 eleitores aptos a votar.

Serviço:

Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing
Elton Tavares
Fones: 2101-1504/84059044/91474038

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *