Eleições 2016: TRE-AP e Polícia Militar alinham ações para a segurança do pleito deste ano

TREPM1

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), desembargador Carlos Tork, reuniu-se nesta terça-feira (10), no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Estado (PM/AP), com o comandante geral da PM-AP, coronel Carlos Souza. Durante o encontro, foi discutido o Plano de Segurança Pública para as Eleições 2016. A medida faz parte do cronograma preparatório para o pleito. Também presentes na reunião na o chefe da Assessoria de Planejamento (Asplan/TRE), Dr. Cláudio Xavier e o presidente da Comissão de Segurança do TRE-AP, Dr. Adeílson Batista.

Durante a reunião, o comandante da PM pediu o levantamento de todos os locais de votação cadastrados no Estado, números de eleitores por município e demais informações relevantes sobre o pleito. O coronel Carlos explicou que esses dados possibilitarão que sua equipe planeje a estratégia de segurança com antecedência. Ele garantiu que a Corporação se empenhará para que as Eleições 2016 sejam 100% seguras.

O titular da Asplan garantiu que o relatório com todas as informações será encaminhado à PM nos próximos dias.

O presidente do TRE garantiu todo o apoio à corporação no que diz respeito a esclarecimentos sobre a Justiça Eleitoral e seus procedimentos para que a PM possa montar a estratégia de ação nas eleições. O desembargador Tork disse ainda que a Justiça Eleitoral dará a logística necessária para o trabalho do efetivo da Polícia Militar e, inclusive, realizará mini-cursos ou palestras sobre mudanças na Legislação Eleitoral para o entendimento da corporação.

Estamos trabalhando para as próximas Eleições sejam limpas, seguras e transparentes. Contamos com a competência da PM do Amapá para fazer valer a decisão dos eleitores. Faremos mais reuniões para alinhar procedimentos conjuntos e realizaremos capacitações para o efetivo que atuará nas Eleições 2016”, ponderou o presidente Carlos Tork.

TREPM2

Atuação da PM

A corporação atuará de acordo com a demanda apontada pela Justiça Eleitoral. O contingente de todos os batalhões nos 16 municípios serão envolvidos na garantia da segurança das urnas, repressão de ações ilegais, policiamento ostensivo e preventivos em nos locais de votação e vias públicas adjacentes durante o primeiro e, se houver, segundo turno.

Este foi somente o primeiro contato entre TRE e PM, outra reunião está agendada para o dia 25 de maio, na sede da Justiça Eleitoral.

Eleições Municipais 2016

Este ano, eleitores dos 16 municípios do Estado do Amapá irão às urnas escolher seus prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. O primeiro turno das Eleições Municipais será em 2 de outubro de 2016 e o segundo turno, no dia 30 do mesmo mês. No Estado, apenas a capital, Macapá, poderá ter segundo turno, por contar com 278.890 eleitores aptos a votar.

Serviço:

Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing
Elton Tavares
Fotos: Daniel Alves
Fones: 2101-1504/84059044/91474038

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *