Eleições 2020: MP Eleitoral e PM promovem evento sobre o combate aos crimes eleitorais

 

Na manhã da última quarta-feira (19), membros do Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) reuniram-se com integrantes da Polícia Militar (PM) do Estado do Amapá para tratar sobre as eleições municipais de 2020. No encontro, ocorrido no Comando-Geral da PM, em Macapá, foram abordadas as novidades na legislação eleitoral e debatido o papel da PM no combate aos crimes eleitorais.

Durante a apresentação, o procurador regional eleitoral no Amapá, Joaquim Cabral, enfatizou a importância da parceria dos órgãos fiscalizadores e da PM, considerando que a polícia atua diretamente nas ruas, por meio das rondas ostensivas, podendo coibir e colher informações e provas sobre ilícitos eleitorais.

O encontro com a PM integra as atividades rotineiras do MP Eleitoral em anos de eleições gerais ou municipais. O papel dos policiais é reconhecido e valorizado pelo órgão. Nas últimas eleições, a atuação da PM resultou em vários fragrantes de crimes eleitorais, como compra de votos e boca de urna.

Participaram da atividade cerca de 20 policiais militares, em sua maioria comandantes de batalhões. Na ocasião, o MP Eleitoral também foi representado pela procuradora regional eleitoral substituta, Lígia Cireno. Ao final, o comandante-geral da PM Coronel Paulo Matias entregou ao procurador regional eleitoral uma placa de agradecimento em nome da corporação.

Eleições – Em 2020, a população vai às urnas para escolher vereadores e prefeitos nas eleições municipais. Por causa da pandemia, o pleito foi adiado para 15 de novembro. Caso haja necessidade de 2º turno, a data marcada é 29 de novembro. No Amapá, segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral, 516.102 eleitores estão habilitados a votar, nos 16 municípios. Desse total, quase 60% deve votar na capital Macapá.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Amapá
(96) 3213 7895 | (96) 98409-8076
[email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *