Eleições 2020: MP Eleitoral participa da Cerimônia de Geração de mídias para o segundo turno em Macapá

O Ministério Público Eleitoral, representado pelo promotor eleitoral Iaci Pelaes, participou na última segunda-feira (14) e nesta terça-feira (15), na Sala de Treinamento da STI do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE/AP), das cerimônias de Geração de Mídias relativas às zonas eleitorais de Macapá, para o segundo turno das Eleições 2020. O pleito será realizado no próximo domingo (20). O procedimento consiste na inserção dos dados dos candidatos e dos eleitores de cada seção eleitoral nas urnas eletrônicas que serão usadas no segundo turno da votação, para a escolha do prefeito da capital amapaense.

Durante a cerimônia, a Justiça Eleitoral gravou na memória flash, uma espécie de pen-drive e inseriu esse equipamento em cada urna, que em seguida foram lacradas. É um momento onde publicamente é garantida a segurança e transparência do processo eleitoral.

Em toda a capital amapaense, a Justiça Eleitoral disponibilizará 850 urnas eletrônicas para o dia da votação do primeiro turno – contando com as urnas de contingência.

É papel do MP Eleitoral fiscalizar o pleito e, por conta disso, acompanhou o processo de carregamento e lacre dos equipamentos.

De acordo com o promotor Eleitoral, a participação e acompanhamento do MP Eleitoral são fundamentais para a garantia da segurança e transparência das Eleições.

Compareceram à audiência a juíza eleitoral da 2ª Zona Eleitoral, Eleusa Muniz, juiz da 10ª Zona Eleitoral, Carlos Alberto Canezin, a diretora-geral do TRE/AP, Elinete Freitas, o secretário de Tecnologia da Informática do TRE/AP, Emanoel Flexa e Heverton Fernandes e Francisco Serafim, chefes de Cartório da 2ª e 10ª Zona Eleitoral, respectivamente.

MP Eleitoral – O MP Eleitoral não possui estrutura própria, mas uma composição mista: membros do MPF e do MP estadual. O MP Eleitoral atua em todas as fases do processo eleitoral. Nas eleições municipais, atuam os promotores eleitorais. Os procuradores regionais são responsáveis pelas ações contra candidatos aos cargos eletivos, pois o julgamento cabe ao TRE. Também atuam nos recursos contra as decisões dos juízes de primeiro grau.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação – Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Texto: Elton Tavares e Vanessa Albino
*Com informações e fotos Ascom TRE/AP
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *