Eleições 2020: MP Eleitoral participa do ato de auditagem das urnas eletrônicas

O Ministério Público Eleitoral, por meio do promotor Eleitoral da 2ª Zona, Iaci Pelaes, participou, às 7h, deste domingo (20), na Escola Municipal Amapá, da abertura do processo de Votação Paralela das Eleições 2020 realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP). O procedimento, ato de auditagem das urnas eletrônicas, tem por objetivo assegurar a lisura do processo eleitoral e tem acompanhamento do MP Eleitoral, auditores do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), além de representantes de partidos políticos.

A titular da 2ª ZE, juíza Eleusa Muniz, e o juiz eleitoral auxiliar, Marconi Pimenta, conduziram o processo no local de votação, que é uma auditoria pública da Justiça Eleitoral que consiste na simulação da Eleição com urnas oficiais, que seriam utilizadas no pleito e que, portanto, já haviam sido alimentadas com lista de candidatos e de eleitores. A amostragem objetiva validar a confiabilidade das máquinas.

O promotor Eleitoral participou da auditoria da urna eletrônica e destacou a importância do ato para o processo eleitoral. “O Ministério Público Eleitoral confirma a total regularidade das urnas eletrônicas, o eleitor pode votar com segurança de que seu voto será registrado adequadamente e torcemos para que a festa da democracia seja tranquila”, manifestou Iaci Pelaes.

MP Eleitoral

O MP Eleitoral não possui estrutura própria, mas uma composição mista: membros do MPF e do MP estadual. O MP Eleitoral atua em todas as fases do processo. Nas eleições municipais, atuam os promotores eleitorais. Os procuradores regionais são responsáveis pelas ações contra candidatos aos cargos eletivos, pois o julgamento cabe ao TRE. Também atuam nos recursos contra as decisões dos juízes de primeiro grau.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação – Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Texto: Vanessa Albino
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *