Eleitor do Futuro: TRE-AP promove eleição em escola do município de Mazagão

eleiçãomazaga

Na última sexta-feira (19), durante a Caravana da Cidadania do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), a Escola Judiciária Eleitoral (EJE/TRE) promoveu, na Escola Dom Pedro I, em Mazagão, uma eleição para escolha das prioridades ao município. O pleito fez parte do Projeto Eleitor do Futuro, que tem o objetivo de formar cidadãos mais conscientes de seu papel na construção de uma sociedade livre e democrática.

Ao todo, 480 estudantes votaram e elegeram o que esperam da administração da cidade. Após a ação, foi feita a apuração dos votos e emitido relatório (boletim de urna) com o seguinte resultado:

Direito à vida e à saúde – 71 votos
Direito à liberdade, respeito e dignidade – 74 votos
Direito ao esporte e lazer – 189 votos
Direito à profissionalização e à proteção no trabalho – 38 votos
Direito à educação e à cultura – 95 votos

Total de votos nominais – 467
Brancos – 01
Nulos – 12
Total apurado – 480

De acordo com o coordenador da EJE, Rinaldo Farias, o resultado da eleição será enviado à instituição de ensino para que seja comunicado ao prefeito e à Câmara de Vereadores de Mazagão qual a prioridade escolhida pela comunidade estudantil.

O Projeto Eleitor do Futuro

O Projeto Eleitor do Futuro, criado em 2003 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é desenvolvido nos TREs de todo o Brasil. Busca formar cidadãos conscientes de seu papel na construção de uma sociedade mais livre e democrática e ampliar o contingente dos eleitores jovens de 16 e 17 anos.

No Amapá, a ação contempla mais de 20 escolas e milhares de futuros eleitores. Essa atividade se repete a cada ano, sempre no primeiro semestre, estimulando a reflexão crítica das crianças e a importância do processo de escolha dos nossos representantes.

Outra atividade desenvolvida foi o alistamento jovem, para alunos na faixa etária de 16 a 17 anos. Ao todo, 30 estudantes foram atendidos na instituição de ensino.

Serviço:

Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing
Elton Tavares
ALTV
Fones: 2101-1504/84059044/91474038

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *