Em homenagem ao Dia dos Povos Indígenas Simone Karipuna faz uso da tribuna

A solenidade ocorreu nesta terça-feira, 18, na Câmara Municipal de Macapá, na 18º reunião ordinária de 2023.

Simone Karipuna é assistente social e ativista indígena desde os 9 anos de idade. É originária do território Juminã, da aldeia Cunanã. Atualmente, ela ocupa a titularidade da Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas do Amapá.

A vinda à Câmara de Vereadores é um convite de Claudiomar Rosa (AVANTE) que se sente muito orgulhoso em dialogar com indígenas amapaenses e garantir o espaço da Câmara de Vereadores aos povos originários.

Karipuna ressalta a importância do dia dos povos indígenas e faz um desabafo:“Estamos num mês muito simbólico para os povos indígenas. Mais do que um mês, estamos falando de um ano de reconstrução, de retomada de políticas públicas que consigam refletir a diversidade dos povos que existe nesse Brasil”, lembra Karipuna.

Para a Secretária, ao longo do tempo os povos indígenas tem tentado avançar para que o Amapá e Macapá possam entender que existem povos indígenas aqui. “E não existe somente um povo. Somos constituídos por 4 regiões e 11 povos indígenas” ressalta Simone e lembra que os povos indígenas querem ser inseridos na pauta, nas discussões, nos diálogos, seja na educação, seja na saúde, seja qualquer outro tema que eles acharem necessário.

A sessão contou com a presença de alunos e alunas indígenas da Escola José Leoves, onde o Vereador Claudiomar Rosa leciona.

Simone Karipuna exalta a iniciativa e faz um apelo aos vereadores. “Vereadores, olhem com carinho para a possiblidade deste trabalho se estender para outras escolas de Macapá. Essa é uma grande responsabilidade, um grande legado a nos trazer e contribuir porque é muito necessária porque estamos no processo de reeducar os outros espaços para que a nossa cultura seja também uma referência para o município de Macapá”,

“Agradeço ao governador Clécio por estar compondo o seu secretariado, agradecer também o vereador Claudiomar Rosa que tivemos a honra de conhecer e esperamos continuar com essa parceria”, conclui a Secretária.

Texto: Ronaldo Batista – Assessoria / Fotos: Jaciguara Cruz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *