Em Macapá, Dia D de Vacinação contra Poliomielite será neste sábado (6)

Campanha do Dia D de vacinação contra a Poliomielite inicia neste sábado (6) | Foto: Arquivo/PMM

A Prefeitura de Macapá inicia neste sábado (6), o Dia D de Vacinação contra a Poliomielite para crianças e adolescentes entre 6 meses e 15 anos. Oito Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão com as salas de vacina abertas de 8h às 13h. O ponto focal da campanha será a tarde no Drive Thru da praça Floriano Peixoto, de 14h às 18h.

“Dentro dessa faixa etária temos aproximadamente 77 mil crianças. Nosso objetivo é alcançar parte desse público durante a campanha e reforçar para que os pais e responsáveis aproveitem o momento para atualizar a caderneta vacinal dos filhos. O horário diferenciado no sábado também é uma forma de alcançar mais pessoas”, destaca o subsecretário de Vigilância em Saúde, Kleverton Siqueira.

A campanha seguirá ao longo do mês de agosto em todas as UBSs. Para receber o imunizante, é necessário apresentar os originais de um documento oficial com foto e carteira de vacinação.

“Vamos aumentar a cobertura vacinal do município e reduzir a incidência das doenças imunopreveníveis. Vale ressaltar que as salas de vacina das UBSs funcionam de segunda a sexta-feira e aos sábados em unidades estratégicas”, conclui o subsecretário.

Veja os locais e horários da campanha deste sábado:

UBSs Pedrinhas, Fazendinha, Macapaba, Pacoval, Marcelo Cândida, Novo Horizonte, Marabaixo, Congós e Padre Raul Matte, de 8h às 13h.
Drive Thru da praça Floriano Peixoto, de 14h às 18h.
Poliomielite
A doença é infectocontagiosa e transmitida principalmente por via oral. A única forma de prevenção é por meio da vacinação. Em alguns casos, a criança não vai a óbito quando infectada, porém adquire lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível.

O Brasil se encontra em alerta pela ameaça de retorno dos casos de poliomielite. Para afastar a gravidade desta doença, a Prefeitura de Macapá tem intensificado as ações de imunização.

Ana Cleide Torres
Secretaria Municipal de Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *