Em Macapá, espetáculo teatral relembra um dos maiores naufrágios da Amazônia

Por Carlos Alberto Jr.

Instalações visuais, teatralidade física e poesia compõem um espetáculo em Macapá que vai homenagear as mais de 300 vítimas do naufrágio do barco ‘Novo Amapá’, um dos maiores registrados na Amazônia, que neste ano completou 36 anos. A história será recontada no dia 9 de junho, no Teatro das Bacabeiras, no Centro da capital.

Com mudança de elenco, os atores da Cia. Supernova irão reinterpretar a triste história que marcou o Rio Cajari, nas proximidades da fronteira entre Amapá e Pará.

O espetáculo teatral é inspirado no texto “Triste Janeiro”, do ator e dramaturgo Joca Monteiro, que por meio de poemas, faz homenagem aos envolvidos no acidente.

A peça “Novo Amapá” é encenada há cinco anos e a novidade da próxima edição está nas performances e instalações visuais. O trabalho reúne diversas formas de arte para chamar a atenção de um enredo feito para emocionar mesmo sem se utilizar de cenas fortes, sinistras ou trágicas. O contexto histórico é transformado em poesia lírica permitindo assim um espetáculo muito mais suave aos olhos do público.

Espetáculo ‘Novo Amapá’ quer homenager vítimas do naufrágio (Foto: Cia. Supernova/Divulgação)

Tragédia

O naufrágio do barco Novo Amapá foi um dos maiores já ocorridos na Amazônia. A embarcação partiu de Santana às 14h e naufragou por volta de 21h do dia 6 de janeiro de 1981, após bater em um banco de areia no rio Cajari, próximo ao distrito de Monte Dourado, em Almerim no Pará, onde seria o destino final.

À época, a Capitania dos Portos havia registrado cerca de 150 passageiros, conforme lista cedida pelo despachante do barco.

A embarcação, segundo o inquérito marítimo nº 22.031, do Departamento Regional da Marinha no Pará, tinha 25 metros de comprimento com suporte para transportar no máximo 400 pessoas e meia tonelada de mercadoria. No entanto, ela teria partido do porto de Santana com mais de 600 passageiros e quase uma tonelada de carga comercial, informou investigação à época.

Serviço

Espetáculo “Novo Amapá”
Local: Teatro das Bacabeiras
Dia: 9 de junho
Horário: 20h
Ingressos: R$ 10
Classificação: Livre

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *