Em Macapá, mais de mil estudantes participam de caminhada ecológica

Estudantes da Emef Maestro Miguel durante caminhada | Foto: Ingra Tadaiesky/Semed

 

Nesta quarta-feira (15), mais de mil estudantes de Macapá participaram de uma caminhada ecológica que percorreu as ruas do bairro Perpétuo Socorro. A programação envolveu todas as turmas da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maestro Miguel, e incentivou atitudes de preservação ambiental na capital.

A atividade foi guiada por professores da escola e a Guarda Municipal de Macapá. Os estudantes percorreram 1,2 km, nas ruas Pedro Américo e Quintino Justo de Almeida.

O objetivo da ação é envolver os estudantes em atividades que ressaltem o papel de cada um na batalha diária contra a degradação ambiental. Assim, a comunidade escolar pode perceber sua importância para melhorar a qualidade de vida do bairro.

De acordo com o estudante do 5° ano, Cristiano Santos, é possível garantir um ambiente melhor para todos, caso cada um faça sua parte. “As vezes é desagradável andar na rua, muita gente joga lixo na calçada. Espero que as pessoas aprendam, com a caminhada”, torce o garoto.

Durante a atividade, os alunos exibiram cartazes informativos e usaram instrumentos feitos de material reciclado. Cada ano de ensino representou um tema relevante para a preservação ambiental, como a importância da água e a coleta seletiva.

A estudante da modalidade de Ensino de Jovens e Adultos (EJA), Rosineide Cardoso, de 33 anos, também é mãe e espera que ações como esta sensibilizem os moradores a pensar nas gerações futuras. “Achei a ação tão importante que pedi licença do trabalho para poder acompanhar. Todos nós temos que fazer nossa parte na preservação do meio ambiente”, reforça.

A caminhada marca a culminância de um mês de programações ecológicas na Emef Maestro Miguel, como ressalta a diretora da unidade, Cristina Mota. “Queremos que os estudantes, desde pequenos, tenham consciência de que podemos cuidar do meio ambiente. E tudo começa por onde moramos”, explica a gestora.

Léo Nilo – Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Educação

Secretaria Municipal de Educação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *