Em Macapá, mostra fotográfica traz reflexão sobre solidão e pertencimento

‘A solidão é um tema presente neste trabalho’, diz a fotógrafa (Foto: Cinthya Marques/Divulgação)

Por Carlos Alberto Jr

A galeria Antônio Munhoz, do Sesc Araxá, em Macapá, vai receber a mostra “Desejo de Estrangeiro”, da fotógrafa e artista visual paraense Cinthya Marques. A exposição estará em cartaz entre os dias 18 de setembro e 18 de outubro para visitações gratuitas. A vernissagem será na sexta-feira (15), às 19h.

A narrativa presente na mostra tece relações dela com as cidades (seja a sua de origem ou outras visitadas) a partir de questionamentos sobre o local em que se vive e a busca por pertencimento. A artista discute temas como a solidão e o sentimento de pertencimento, por meio de diferentes técnicas fotográficas, com predominância do preto e branco e do colorido monocromático.

“A solidão é um tema presente no meu trabalho. Mas ‘o estar sozinho’ não é apresentado como algo penoso e triste, e sim de forma prazerosa e contemplativa; ”, resume Cinthya.

Além da exposição, as fotos de “Desejo de Estrangeiro” também compõe um fotolivro com mesmo nome, resultado do Prêmio de Pesquisa, Experimentação e Difusão Artística da Fundação Cultural do Pará (FCP) ao qual a artista foi contemplada. Além disso, a mostra foi premiada em 2014 com o 1º lugar na 23º Mostra de Artes Primeiros Passos do Centro Cultural Brasil-Estados Unidos (CCBEU), em Belém.

Serviço:

Exposição fotográfica “Desejo de Estrangeiro”
Data: abertura 15 de setembro; visitações de 18 de setembro a 18 de outubro
Hora: abertura 19h; visitações das 8h30 às 12h e das 14h30 às 18h
Local: Galeria de Arte Antônio Munhoz Lopes (Sesc Araxá)
Entrada: gratuita

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *