Em Macapá, mostra vai exibir três filmes sobre ditadura militar

Por Por Fabiana Figueiredo, do G1 Amapá


A 1ª edição do Circuito Universitário de Cinema, que vai exibir filmes sobre a ditadura civil-militar na América Latina e colocar em discussão esta época, inicia no dia 19 de setembro, em Macapá. A mostra é gratuita, acontece em todo o país desde agosto, e já agendou seis sessões na capital do Amapá.

As três primeiras mostras estão confirmadas. Duas sessões vão acontecer do dia 19, na Escola Estadual Rivanda Nazaré, no bairro Novo Horizonte, Zona Norte de Macapá, com os filmes “500 – Os Bebês roubados pela Ditadura Argentina”, às 14h, e “70”, às 18h30. A terceira sessão será realizada no dia 20 de setembro, com o filme “500” que será exibido às 14h, no Museu Sacaca, bairro Trem. Após a exibição dos filmes, professores de história vão colocar em pauta discussões sobre o período militar.

O Circuito é uma forma de reforçar o que aconteceu pois “ainda não se sabe muita coisa sobre essa época, até porque muitas informações foram omitidas e até apagadas. A ideia é para que o público conheça a situação para poder cobrar medidas que julguem os torturadores e impeça que não aconteçam mais injustiças”, disse a mobilizadora da mostra no Amapá, Lívia Almeida.

Outras sessões ainda serão confirmadas pela organização do Circuito, que inclui ainda o filme “Duas histórias”. Além de escolas, as exibições vão acontecer em Instituições de Ensino Superior (IES) em Macapá.

Filmes

O documentário “500 – Os bebês roubados pela Ditadura Argentina” foi lançado no Circuito. Ele aborda a história de 500 filhos de presos políticos que foram sequestrados na década de 70 e que ainda hoje são procurados pelas famílias. O filme conta a história de uma iniciativa dos parentes das vítimas que encontrou 114 das 500 crianças sequestradas.

“70” também é um documentário, e vai mostrar a história, 40 anos depois, de 18 brasileiros que sofreram com prisões, torturas, desparecimentos e mortes na época da ditadura no país.

“Duas Histórias” conta a trajetória de dois militantes socialistas contra a ditadura militar no Brasil, com visões diferentes sobre o fato e que sofreram e superaram as consequências do período.

Serviço:

Dia: 19 de setembro
Filmes: “500 – Os bebês roubados pela Ditadura Argentina” e “70”
Sessões: 14h e 18h30
Local: Escola Estadual Rivanda Nazaré, no bairro Novo Horizonte

Dia: 20 de setembro
Filme: “500 – Os bebês roubados pela Ditadura Argentina”
Sessão: 14h
Local: Museu Sacaca, no bairro Trem

Entrada: franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *