Em Macapá, SESI e Ministério da Cultura promovem capacitação para elaboração de projetos que possam participar do Programa Rouanet Norte

Ampliar as habilidades técnicas para elaboração, inscrição, execução e prestação de contas de projetos culturais no âmbito do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), mais conhecido como Lei Rouanet. Esse é o objetivo das capacitações para agentes culturais que o Ministério da Cultura (MinC) e o SESI estão realizando em Macapá.

Na quinta-feira, 9, uma primeira turma participou da formação. Na sexta-feira, 10, mais um grupo será capacitado para elaborar e inscrever projetos que serão submetidos ao Edital de Chamamento Público do Programa Rouanet Norte.

A coordenadora nacional da Política SESI de Cultura, Paula Bosso, comentou sobre a parceria do MinC com o SESI em apoio aos pequenos e médios agentes culturais, principalmente aqueles que nunca submeteram projetos.

“O edital Rouanet Norte tem especificidades distintas dos demais que são lançados pelo Ministério da Cultura, por isso o intuito das capacitações é formar multiplicadores, colocando em prática, assim, a descentralização da Lei Rouanet”, comenta Paula.

Oficinas

Durante o curso, o público é treinado por especialistas do Ministério para aprender de maneira teórica e prática, fundamentos para elaboração de projeto, a respeito das leis de incentivo e sobre particularidades do edital. A mão na massa fica por conta do momento em que a turma acessa o Sistema Salic, que é a plataforma eletrônica disponível no site do MinC em que são inscritos projetos que pleiteiam apoio da Lei Rouanet.

Descentralização

No início de setembro, o MinC firmou termo de cooperação para promover o Programa Rouanet Norte. Por meio dele, R$24 milhões serão investidos para ações culturais na região. Com o apoio do SESI, uma equipe de profissionais está percorrendo as capitais do Norte para alcançar o maior número possível de agentes.

Assessoria de comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *