Em obra há 2 anos, Museu Joaquim Caetano aguarda recurso para reforma

Por Jorge Abreu

Fechado desde 2014, o Museu Joaquim Caetano da Silva, prédio histórico localizado no Centro de Macapá, aguarda um aditivo financeiro para a retomada das obras de reforma. Segundo o governo do Amapá, o projeto que inclui a planilha de custos já foi encaminhado para a Procuradoria Geral do Estado e aguarda liberação.

A primeira etapa do trabalho de reparo está em fase de conclusão. A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) informou que foram realizados serviços de implantação de uma nova rede hidráulica, elétrica, retirada de infiltrações, descupinização e reparos na estrutura do prédio.

Uma obra complementar será necessária para fazer a troca do telhado e a construção de um novo forro, além de pintura interna e externa. O valor desses serviços não foi informado pelo governo.

Em 2015, a administração estadual anunciou que o patrimônio seria aberto para receber visitantes em junho, mas não ocorreu.

O museu chegou a ter reparos em maio de 2016, com previsão de reabertura em junho novamente, mas teve os serviços interrompidos devido a crise financeira que atingiu o estado, diminuindo os investimentos do governo em 120 obras de reformas.

O museu funciona no terceiro prédio mais antigo da cidade, localizado na Av. Mário Cruz, no Centro de Macapá. O espaço abriga três tipos de exposições: histórica, abordando pioneiros e eventos que marcaram o estado; modo de vida dos ribeirinhos da Amazônia; e exposição de artefatos arqueológicos colhidos de vários municípios do interior do estado.

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *