Em parceria com SVS e Município, MP-AP distribui máscaras na Rampa do Açaí para conter o avanço da Covid-19, em Macapá

Nesta segunda-feira (29), às 6h, na Rampa do Açaí, localizada no bairro Santa Inês, Zona Sul da capital amapaense, o Gabinete Militar do Ministério Público do Amapá (MP-AP) iniciou a entrega de máscaras para trabalhadores que atuam no escoamento da produção do açaí, que ocorre diariamente no local, bem como para cidadãos que vão até o cais comprar os produtos ali comercializados.

As máscaras foram doadas pela procuradora-geral de Justiça, Ivana Cei, que fez a entrega 1.000 (mil) protetores faciais, na última sexta-feira (26), ao chefe do Gabinete Militar, coronel Joércio dos Santos, na presença do chefe de gabinete da PGJ, João Furlan, e da promotora de Justiça Neusa Barboza.

Ação em parceria e ocorrerá diariamente

A distribuição de máscaras foi realizada em parceria com a Superintendência de Vigilância em Saúde do Estado do Amapá (SVS), sob a coordenação do agente Roberto Malcher, e Divisão de Fiscalização e Controle de Serviços de Saúde da Vigilância Sanitária de Macapá, coordenada pela subsecretária do órgão, Nayma Picanço. De acordo com o chefe do Gabinete Militar do MP-AP, a ação será contínua, com os órgãos sanitários dando orientações sobre formas de prevenção da Covid-19 para os presentes no local. A medida prevê a entrega de 100 máscaras por dia aos trabalhadores e demais frequentadores do local, de um total de mil protetores faciais.

Conforme o coronel Joércio dos Santos, dezenas de embarcações de pequeno porte, vindas de várias partes do Amapá e das ilhas do Pará, chegam ao local para a comercialização de produtos, sempre nas primeiras horas do dia. A grande movimentação justificou a distribuição das máscaras no local. A ação faz parte dos esforços do MP-AP para o enfrentamento à pandemia no intuito de conter o avanço da doença.

Medida fruto de iniciativa do MP-AP

A ação ministerial se deu após a Procuradoria-Geral de Justiça demandar ao Gabinete Militar do MP-AP que realizasse um levantamento na área. O relatório, feito com base nos dias 17 e 18 de março, constatou que centenas de pessoas frequentam a Rampa do Açaí, diariamente, por conta dos barcos que atracam no local para a venda de produtos como banana, peixe, camarão, pupunha e o tradicional açaí. Além dos ribeirinhos que escoam seus produtos, também vão ao local clientes em busca dos alimentos para revenda.

Além de ser responsável pela segurança de prédios, de membros e servidores do MP-AP, o Gabinete Militar também trabalha no apoio em operações do órgão ministerial e, ainda, em ações de âmbito Estadual e Municipal, como por exemplo a Operação Integração Covid-19, de fiscalização da Polícia Militar para garantir o cumprimento das medidas de prevenção.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação – Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Texto: Elton Tavares
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *