Embrapa & Escola: alunos de ensino médio têm aula prática de análise de solos

pesquisador-nagib-melem-na-palestra-sobre-solos_foto-dulcivania-freitas
A curiosidade que desperta para o conhecimento e promove desenvolvimento sustentável. Com essa motivação, professores e alunos da Escola Estadual Almirante Barroso, do município de Santana, localizado na zona portuária do Amapá, participaram da programação do Embrapa & Escola na última quarta-feira, 28/9, na sede da Embrapa Amapá. Inicialmente eles interagiram com o pesquisador Nagib Melém durante a palestra sobre a importância dos solos como alicerce do meio ambiente, a partir de uma abordagem multidisciplinar com enfoque nos conceitos a biologia, matemática, química e geografia. Na segunda parte da programação, o analista Daniel Araújo fez uma demonstração de análise de nutrientes de solos no laboratório, com destaque para o elemento fósforo.

O programa Embrapa & Escola é uma ação da Secretaria de Comunicação da Embrapa, sediada em Brasília, que conta com apoio da Fundação Eliseu Alves e patrocínio da Caixa Econômica Federal. Funciona por meio de atividades realizadas pelos centros de pesquisas da Embrapa em todo o Brasil, em parceria com instituições de ensino aproximando cientistas, estudantes e professores ao estimular nos jovens o interesse pelo conhecimento científico. Coordenadora do Embrapa & Escola no âmbito da Embrapa Amapá, a analista de comunicação Aline Furtado explicou que esta escola é a primeira do Amapá a ser recebida a partir da recente reformulação do programa. “Com o novo formato, agora padronizado para todas as unidades da Embrapa, devemos realizar palestras nas escolas e também receber os alunos nos centros de pesquisa. Já víamos fazendo estas atividades, a novidade é que agora temos um padrão de temas e procedimentos a serem trabalhados junto com as escolas”, acrescentou Aline Furtado.

coordenadora-do-embrapaescola-no-amapa-aline-furtado_foto-dulcivania-freitas

O estudante Valdir Gama dos Santos, 17, era um dos mais atentos. Ele mora na área urbana de Santana, bem próximo à escola. “Foi uma experiência muito legal porque muitos de nós não temos essa realidade de conhecer laboratórios. Na escola, participo de projetos que precisam de uma prática mais ampliada, e aqui vimos o conhecimento da Embrapa com o melhor das técnicas. Acho que agora todo mundo vai gostar de química na escola”, descontraiu o estudante. Sobre a palestra abordando a importância dos solos, ele disse que uma grande descoberta foi saber que a queimada não é uma prática recomendável. Na cartilha “Desafios com Ciência”, distribuída a cada aluno, há um trecho que faz referência à agricultura sem queima e cita que ‘com o passar do tempo, a prática da queimada deixa a terra pobre em nutrientes. Está comprovado que a produção das lavouras em áreas de queimadas vem diminuindo cada vez mais”.

A vice-diretora da escola, Arlita Sá da Silva, disse que o objetivo da visita ao centro de pesquisa, do ponto de vista da escola, foi fomentar a ampliação do conhecimento científico de uma forma mais prática. “Também foi importante dar uma oportunidade para os alunos conheçam a importância da Embrapa para nosso Estado. Muitos deles foram em comunidades ribeirinhas, então é interessante que possam multiplicar esse conhecimento aos parentes e assim contribuírem para uma sociedade sustentável”, acrescentou a vice-diretora. O professor de Geografia, Silvio Correia da Silva, enfatizou a importância do programa Embrapa & Escola para promover “aulas práticas” de conhecimento interdisciplinar e também a oportunidade de contato direto com as equipes técnicas do centro de pesquisa. “A palestra sobre solos foi excelente, de uma maneira muito atraente envolveu química, matemática, biologia. Trouxe para o mundo dos alunos os conceitos científicos de muitos temas que vemos em sala de aula e com vários exemplos práticos. Realmente superou nossas expectativas”. O Embrapa & Escola é direcionado a crianças e jovens matriculados em ensino fundamental e médio.


Dulcivânia Freitas, Jornalista DRT/PB 1063-96
Embrapa Amapá
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Macapá/AP
[email protected]
Telefone: + 55 (96) 3203-0287 / 98137-7559 I
www.embrapa.br/amapa I twitter.com/embrapa
Confira também: www.facebook.com/agrosustentavel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *