Embrapa expõe tecnologias atrativas para negócios agropecuários na 41ª Expofeira

Semente de andiroba_foto Marcelino Guedes

A Embrapa preparou uma exposição de tecnologias, produtos e serviços voltados para oportunidades de negócios nas áreas de produção de alimentos, recursos florestais e cultivo de peixes, especialmente para os visitantes da 51ª Expofeira do Amapá. O evento é realizado pelo Governo do Estado e Sebrae, de 30 de outubro a 8 de novembro, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá (AP). Divididos em vários temas e ambientes da Expofeira, os atrativos da Embrapa vão desde a demonstração de cultivares de feijão-caupi, milho, soja, sorgo; tecnologia do sistema de aquaponia (produção de peixes associado à produção de verduras e legumes), máquinas usadas na mecanização do cultivo da mandioca, exposição de conhecimentos e tecnologias sobre produtos florestais madeireiros e não-madeireiros, até uma minivitrine de Sistema de Produção Agroflorestal (SAFs) com cultivos de fruteiras e hortaliças.

Também serão expostas diversas publicações da Embrapa que abordam temas das ciências agrárias e haverá lançamentos de livros de pesquisadores da Embrapa. No dia 2 de novembro, a partir das 20 horas, no longue da Embrapa, no Pavilhão de Oportunidades, o pesquisador Marcos Tavares Dias estará autografando a obra “Aquicultura no Brasil: novas perspectivas”; e o pesquisador Gilberto Yokomizo a publicação intitulada “Potencialidades do Amapá para o desenvolvimento regional”.

O chefe-geral da Embrapa Amapá, Jorge Yared, ressaltou a importância da Expofeira para o compartilhamento do conhecimento e das tecnologias resultantes do trabalho dos pesquisadores, técnicos, analistas e assistentes da empresa do centro de pesquisa. A Embrapa é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Agricultura. A sede fica em Brasília e no Brasil há 46 centros de pesquisas, um deles é a Embrapa Amapá com sede em Macapá e campos experimentais instados em Macapá e Mazagão.sistema-agroflorestal

“Este evento também gera a oportunidade de negócios para os empreendedores de diversos portes e interesses dentro do segmento da agropecuária. Um exemplo é a carência de produção de alevinos para os produtores usarem nos sistemas de produção de peixes, a Embrapa dispõe do conhecimento técnico para atender esta demanda e estaremos à disposição dos interessados”, acrescentou Yared.

Para o público infanto-juvenil haverá uma programação do Programa Embrapa & Escola, que tem como objetivo compartilhar, em linguagem simples e acessível, conhecimentos sobre a pesquisa agropecuária brasileira para estudantes do ensino fundamental e médio de todo o Brasil. Por meio de uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seed), a equipe técnica da Embrapa Amapá vai receber estudantes de quatro escolas estaduais em uma visita monitorada aos experimentos agrícolas, nos dias 3, 5 e 6 de novembro.

Capacitações também fazem parte da programação da Embrapa na 51ª Expofeira. Os temas são diversos e procuram atender as demandas de produtores interessados em incrementar seus negócios com tecnologia e inovação. Abaixo, as opões de cursos a serem ministrados durante a Expofeira:

Oficina participativa de mapeamento da cadeia de valor do camarão regional (Projeto Pesca Sustentável na Costa Amazônica)
Data: 3 e 4 de novembro. 8h – 12h / 14h – 18h
Local: Sala 2 de capacitação (Pavilhão de Negócios)17

Panificação a partir da mandioca e tapioca colorida
Data: 4 de novembro. 8h – 12h
Local: Cozinha Experimental (Pavilhão de Negócios)

Manejo da água na irrigação de hortaliças
Data: 6 de novembro. 8h – 12h / 14h – 18h
Local: Sala 1 de capacitação (Pavilhão de Negócios)

Pós-colheita e processamento mínimo de hortaliças
Data: 6 de novembro. 8h – 12h / 14h – 18h
Local: Sala 2 de capacitação (Pavilhão de Negócios)

Manejo do solo em cultivos orgânicos
Data: 5 de novembro. 8h – 12h / 14h – 18h
Local: Sala 2 de capacitação (Pavilhão de Negócios)

O cultivo da mandioca
Data: 4 de novembro. 15h – 17h
Local: Sala 1 de capacitação (Pavilhão de Negócios)

Dulcivânia Freitas, Jornalista DRT/PB 1063-96
Embrapa Amapá
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Macapá/AP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *