Embrapa expõe tecnologias para melhoramento genético e manejo animal na 1ª Expobúfalo do Amapá

Tecnologias desenvolvidas pela Embrapa e parceiros para melhoramento genético e manejo animal fazem parte da programação técnica da 1ª ExpoBúfalo, evento que ocorre de 30 de maio a 2 de junho, no Parque de Exposições Engenheiro Agrônomo Antônio Roberto Ferreira da Silva, em Fazendinha, Macapá (AP). O evento é coordenado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) e faz parte do circuito TecnoAgro Amapá, com uma programação diversificada de palestras técnicas, exposições e rodada de negócios. A finalidade é promover o debate sobre a atividade da pecuária bubalina e fazer uma mostra tecnológica sobre aos avanços alcançados na área de nutrição, genética e sanidade para esse segmento produtivo. O público alvo inclui pecuaristas, produtores rurais, entidades rurais da sociedade civil organizada, secretarias municipais, técnicos dos setores público e privado, e interessados em geral.

Catálogo de Tecnologias – A partir das 19h desta quarta-feira, 30/5, durante a abertura oficial da 1ª Expobúfalo, o chefe geral Nagib Melém vai apresentar o Catálogo de Tecnologias da Embrapa Amapá para os diversos segmentos produtivos do meio agropecuário do estado. A publicação contém 84 páginas com textos e imagens onde são apresentadas informações referentes a produtos, tecnologias e dados resultantes das pesquisas desenvolvidas no período de 2008 a 2017. Está disponível nas versões impressa e também digital, bastando acessar o link https://issuu.com/embrapaamapa/docs/catalogo_tecnologias_2008-2017

Mesa Redonda de Manejo Animal – Ainda como parte da programação da 1ª ExpoBúfalo do Amapá, será realizada a mesa redonda “Boas Práticas de Manejo Animal”, das 8h às 11h desta quinta-feira, 31/5, com a participação de especialistas da Embrapa, da Ufra e da Unifap. A mesa redonda é coordenada pela pesquisadora Ana Elisa Alvim Dias Montagner (Embrapa Amapá) e integrada por Daniel Montagner (Embrapa Amapá) no tema “Fases do manejo produtivo”; Cristian Faturi (UFRA) “Manejo alimentar dos animais”; Elizabeth Machado Barbosa (Unifap) “Manejo reprodutivo”; e Rinaldo Batista Viana (UFRA) “Manejo sanitário”. Não é necessário se inscrever antes, a participação é gratuita e não serão emitidos certificados.

Melhoramento e Manejo de Búfalos – O Projeto Promebull (Melhoramento e Manejo de Búfalos para Leite e Carne), desenvolvido por uma equipe da Embrapa Amazônia Oriental (Pará) na região do Marajó, também será apresentado na 1ª Expobúfalo. O pesquisador Ribamar explica que o objetivo do projeto é demonstrar aos produtores a eficácia do leite e da carne do búfalo em curto espaço de tempo e com um investimento relativamente menor em relação a outras espécies. No dia 31, quinta-feira, Ribamar proferirá uma palestra apresentando os conceitos e estruturação do Promebull, das 19h às 21 horas; e no dia 1º de junho, sexta-feira, pela manhã, ele estará à frente de uma palestra-show do Promebull e no local acontecerá simultaneamente uma oficina de produção de queijos promovida pela CoopMarajó.

De acordo com o IBGE, o Amapá possui o segundo maior rebanho de bubalinos do Brasil com 268.903 cabeças, sendo 20,2/% do rebanho nacional. Atualmente, o Amapá possui 150 produtores que desenvolvem a atividade bubalina com quatro espécies – jafarabadi, mediterrâneo, murrah e carabao – geneticamente, modificadas. Os animais são criados na região do baixo Araguari, na Região dos Lagos, no município de Pracuuba e no Vale do Jari.

Dulcivânia Freitas, Jornalista DRT/PB 1063-96
Núcleo de Comunicação Organizacional
Embrapa Amapá
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Macapá/AP
[email protected]
Telefone: + 55 (96) 3203-0287 / 3203-0200

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *