Embrapa no Dia C

Boas práticas para açaí saudável, controle da mosca-da-carambola, matapis adaptados para captura de camarão, e fossa séptica para comunidades ribeirinhas. Estas tecnologias da Embrapa serão apresentadas no evento Dia do Cooperar (Dia C), promovido pelo Sistema OCB-AP, a partir das 15 horas deste sábado, 12/10, no Complexo do Araxá, orla de Macapá. A exposição da Embrapa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sobretudo o Objetivo 2 (Erradicar a fome) e o Objetivo 6 (Água potável e saneamento).

Os 17 ODS estão previstos na Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 para executar um plano de ação voltado para erradicação da pobreza e proteção do planeta. “Em Macapá, os participantes do Dia do Cooperar conhecerão resultados de pesquisas desenvolvidas para o Amapá e Estuário Amazônico, que contribuem para atender aos ODS nos temas da segurança alimentar, saneamento básico e agricultura sustentável”, acrescentou o chefe-geral da Embrapa Amapá, Nagib Melém.

ODS 2 – Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promoção da agricultura sustentável

No âmbito das Boas Práticas de Fabricação do açaí, serão distribuídas cartilhas e folderes que explicam os procedimentos adequados para produzir e comercializar açaí de batedeira livre de contaminantes. Também serão exibidas reportagens do Dia de Campo na TV sobre este tema, gravadas em Macapá, Santana e Mazagão. Sobre a mosca-da-carambola foi preparada uma maquete demonstrando o ciclo de vida desta praga, que dura em média 1 8 dias.

A maquete foi produzida em aquário de vidro. Os participantes também terão a oportunidade de assistir o vídeo “Mosca-da-carambola – ameaça à fruticultura brasileira” . O desenvolvimento de tecnologias para a aquicultura também faz parte do portfólio da Embrapa Amapá, que inclui o matapi adaptado (inclusive em pvc) para uma captura do camarão da Amazônia de forma mais sustentável e com melhor rentabilidade para o pescador (http://g1.globo.com/ap/amapa/videos/t/todos-os-videos/v/matapi-sintetico-torna-pesca-de-camarao-mais-sustentavel/7080877). Os matapis estarão em exposição no Dia do Cooperar.

ODS 6 – Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos

A fossa séptica biodigestora para áreas inundáveis foi adaptada do modelo desenvolvido originalmente pela Embrapa Instrumentação (São Carlos-SP) para áreas de terra firme. Uma maquete da fossa séptica produzida por alunos da Escola Meta, adequada para localidades ribeirinhas, estará montada na exposição; como também será exibida uma reportagem veiculada no programa Dia de Campo na TV sobre esta tecnologia.

ODS e Plano Diretor da Embrapa

A pesquisa agropecuária nacional é forte aliada do Brasil e do Planeta no alcance das metas da Agenda 2030, estabelecida em 2015 pela ONU. Ao gerar conhecimentos e ativos tecnológicos para a sustentabilidade da agropecuária brasileira, a Embrapa vinculou sua atuação, direta ou indiretamente, a todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os 12 Objetivos Estratégicos expressos no VI Plano Diretor da Embrapa se relacionam com os 17 ODS.

Para saber mais acesse aqui: https://www.embrapa.br/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-ods

Dia do Cooperar (Dia C)

O Dia C é um movimento nacional de estímulo às iniciativas voluntárias realizadas por cooperativas. O Dia do Cooperar (Dia C) completa 10 anos em 2019.

De acordo com a organização do evento, em Macapá, no próximo dia 12/10, a programação ganhará um espaço voltado às Cooperativas do Estado. No local, os visitantes poderão conhecer um pouco da rotina desses homens e mulheres, e seus mais diversos produtos como: castanha, biscoitos, doces, polpas de frutas, cacau, licor, chocolates, óleos, exposição de móveis e artesanatos, entre outros produtos. Devido ser também o Dia das Crianças, serão distribuídos cerca de mil brinquedos para crianças em vulnerabilidade social que residem no Araxá e Conjunto Mucajá, que foram previamente cadastradas. O evento também promoverá interatividade com as crianças por meio de atividades lúdicas, aulas de karatê e capoeira, apresentações de grupos de marabaixo, música, e espaço recreativo com cama elástica e pula-pula.

Saiba mais: diac.somoscooperativismo.coop.br

Dulcivânia Freitas, Jornalista DRT/PB 1063-96
Núcleo de Comunicação Organizacional
Embrapa Amapá
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Macapá/AP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *