Encerramento do Mês de enfrentamento a LBTQIAFOBIA no Amapá

O Conselho estadual dos direitos LGBTQIA+ realiza o encerramento do Mês de Enfrentamento a LGBTQIAFOBIA, com o Tema: É Tempo de Consolidar Direitos. O evento acontece em Macapá e Santana, nos dias 22 a 26 de maio de 2023, e tem como propósito promover atividades que levem a reflexão da sociedade e dos agentes públicos sobre os efeitos que a LGBTQIAFOBIA, causa a essa camada da população historicamente excluída e marginalizada.

Ação conta com o apoio do Governo do Estado do Amapá, Comissão de direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá, Tribunal de Justiça do Estado do Amapá-TJAP e o Ministério Público do Estado do Amapá-MP-AP.

Há 33 anos a Organização Mundial da Saúde (OMS), no dia 17 de maio retira a homossexualidade da lista de Classificação Internacional de Doenças (CID), desde então o mês de maio tem sido de resistência aos mais variados tipos de preconceitos contra as diferentes orientações sexuais e identidades de gênero. Para conscientização da sociedade e dos poderes constituídos do estado do Amapá, o encerramento do mês prioriza a realização de um curso de capacitação em Direitos Humanos LGBTQIA+, direcionado aos funcionários de instituições públicas, para garantir um espaço de respeito e acolhimento às demandas da comunidade LGBTQIA+.

A programação também conta com oficinas voltadas para agentes públicos da segurança, assistência social, agentes culturais entre outros. Também será realizado um workshop com o tema: “Educação em TransFormação: gênero, diversidade, escola, vida”, cujo objetivo é construir um grupo de trabalho com profissionais da educação, que realizaram o curso de especialização em Gênero e Diversidade na Escola. Para a juventude a conversa será sobre a importância da saúde mental e como superar a LGBTQIAFobia. Para os servidores da Justiça e Assembleia Legislativa do Amapá, o seminário: Desafios no combate à LGBTQIAFobia no sistema de justiça e segurança pública, que conta com a participação da Dra. Amanda Souto Baliza – Advogada – Vice-Presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero do Conselho Federal Seccional OAB e Dr. Júlio Alejandro Quezada Jélvez – Diretor Geral do Núcleo de Relações Institucionais SEAC/ Governo do Pará.

PROGRAMAÇÃO:

Evento: Oficina de atendimento e acolhimento à população LGBTQIA
Data: 22 e 23 de 05/2023
Horário: 14h às 18H
Local: Centro Cultural Franco Amapaense – Av. Gen. Gurjão, 32 – Central, Macapá

Evento: Vamos conversar sobre!
Data: 24 de maio
Horário: 14h às 18H
Local: Escola GPC em Santana – Endereço: Adalvaro Alves Cavalcanti, n° 660, Centro – Santana

Evento: Vamos conversar sobre!
Data: 25 de maio
Horário: 14h às 18H
Local: Centro de Difusão Cultural João Batista de Azevedo Picanço

Evento: Educação em Transformação : Gênero-Diversidade-Escola-Vida
Local: Auditório CVEDUC (Av. Profa. Cora de Carvalho, 2012 – Santa Rita, Macapá – AP).
Datas: 25 e 26 de maio de 2023.
Horários: das 14h às 18h nos dois dias.

Evento: Seminário: Desafios no combate à LGBTQIAFobia no sistema de justiça e a importância do legislativo. É tempo de consolidar direitos!
Data: 26 de maio de 2023.
LOCAL: Auditório da Assembleia Legislativa do Amapá
HORÁRIO: 14h às 18h

Assessoria de imprensa Ascom CELGBT e Parada LGBTQIA+ de Macapá
Gerge Duarte (96) 98148-4850

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *