ENCONTRO DE FRANQUIAS MOVIMENTA MERCADO DO AMAPÁ


No próximo dia 10 de abril, terça-feira, o Amapá Garden Shopping, mais um empreendimento da Tenco Shopping Centers, promove o “Franquia em Foco”, em parceria com a Franchise Stores, primeira loja de franquias do Brasil, que reúne mais de 60 marcas das mais importantes do país, dentre elas Nokia, Colcci, Lacoste, Central de Intercâmbio, Contém1g, Chilli Beans, Habib’s e Bob’s. O evento exclusivo realizado pela primeira vez em Macapá, fechado para empresários, empreendedores e investidores locais, é uma vitrine de oportunidades para os interessados em abrir seu próprio negócio e será realizado no Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Durante o encontro, o público convidado poderá conhecer dezenas de opções de investimentos nos diferentes segmentos, além de se familiarizar com o futuro shopping da região Norte do Brasil.

Segundo o diretor comercial da Tenco Shopping Centers, Roger Tonidandel, a iniciativa visa facilitar o acesso de investidores locais às franquias nacionais e apresentar o empreendimento e as últimas oportunidades de comercialização dentro do perfil do Amapá Garden Shopping.

Bastante difundido atualmente, o setor de franquias é conhecido por estar sempre em alta, sobretudo por conseguir se manter em momentos de calmaria e ascender, ainda mais, em tempos de crise. Para a Gerente de Expansão da Franchise Stores, Glauce Pascoal, “todo negócio tem um risco, mas quando este negócio é franqueado, o risco é menor, uma vez que ele já foi testado e aprovado pelos consumidores em vários locais do Brasil. É como se junto à franquia viesse sua receita de sucesso. Além disso, o franqueado ainda conta com todo suporte do franqueador. Começar do zero é muito diferente de se começar já com a experiência de ‘gente grande’, de quem já vivenciou tudo aquilo”.

Sobre a importância do encontro para os investidores locais, potenciais lojistas do Amapá Garden Shopping, ela ressalta que a iniciativa será fundamental para que os interessados possam conhecer diversas marcas em um mesmo lugar. “Se não fosse assim, ficaria praticamente inviável ter acesso a tantas opções de franquias”, esclarece.

A realização ocorre em parceria com o Sebrae, entidade que está sempre atenta ao vertiginoso crescimento do setor de micro e pequenos empreendedores, sendo nacionalmente reconhecida como uma verdadeira fonte de conhecimento, que vem alicerçando grandes negócios e auxiliando o desenvolvimento de muitos empresários. “O Franquia em Foco vem convergir para atender a necessidade dos empresários num ambiente propício para negócios no segmento de Franchising com a instalação de um grande empreendimento como o Amapá Garden Shopping, um projeto inovador que une empreendedorismo, sustentabilidade e inovação”, comenta o diretor superintendente do Sebrae,João Carlos Alvarenga.

Para ele, o evento é um grande momento para os empresários amapaenses que vão ter a oportunidade de visualizar e entender os aspectos operacionais e mercadológicos, assim como os cuidados legais, aspectos financeiros, suporte pré-abertura e suporte operacional. “Outro aspecto relevante é o de inteligência de mercado como o estudo de percepção de marca da escolha do negócio, estudos de marcas concorrentes e área de atuação no momento das palestras e exposição das franquias”, afirma.

Por tudo isso, essa é uma oportunidade única para que os participantes vislumbrem novas possibilidades profissionais, uma vez que o local reunirá apenas franquias com alto potencial de expansão na região, auxiliando, assim, uma tomada de decisão mais acertada por parte dos interessados em entrar para este universo exclusivo.

Cenário e evolução

De acordo com a ABF – Associação Brasileira de Franchising, o segmento de franquias do Brasil cresceu 16,9% em 2011 ante 2010, atingindo o faturamento de R$ 88,8 bilhões. Atualmente, a franchising representa 2,3% do PIB nacional (considerando um crescimento do PIB de 3,5%, em 2011). O estudo da ABF revela que o setor cresceu um pouco mais do que o esperado e que o bom momento da economia nacional e o aumento da renda da população foram os principais motivos dessa alta.

Os dados foram compilados pela ABF, tendo como base as 2.031 marcas de franquias atuantes no país, sendo 481 apenas no segmento de Alimentação, 235 em Vestuário e 200 em Negócios, Serviços e Outros Varejos. Para 2012, a entidade acredita que o ritmo de crescimento fique em torno de 15%. A mesma pesquisa aponta que, até o ano passado, o segmento empregava diretamente mais de 800 mil pessoas.

Entenda o sistema de franquias e seja seu próprio patrão

Conhecido também como franchising empresarial, o sistema de franquias é caracterizado pela cessão do direito de uso de determinada marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços a um ou mais franqueados. Para aderir ao sistema, o franqueado deve pagar a taxa de franquia, desembolsada uma única vez ao franqueador pelo direito de uso da marca, formatação do negócio, treinamento dos funcionários, entre outros serviços. Porém, em determinados casos, ela pode ser cobrada nas renovações dos contratos. Por isso, é importante ficar sempre atento. O processo ainda inclui taxas de royalties, ou seja, uma taxa mínima variável, normalmente baseada no faturamento bruto do franqueado, paga mensalmente ao franqueador, salvo nos casos em que a rede opta por cobrar um valor fixo mensal; e taxas de publicidade, contribuição direcionada ao custeio das divulgações da marca.

A franchising surgiu nos Estados Unidos, na década de 50, como um sistema de negócios utilizado por pequenas empresas que concediam sua marca para outros estabelecimentos. Com o passar do tempo, o sistema foi ganhando força até tornar-se famoso pelo nome que hoje é conhecido. No Brasil, o termo só passou a ser realmente utilizado na década de 80. E somente em 1994, a Lei do Franchising (nº 8.955/94) foi promulgada para regular as atividades do sistema.

Conheça o grande shopping do Amapá

O Amapá Garden Shopping é mais um promissor empreendimento da Tenco Shopping Centers, empresa que, há 23 anos, desenvolve, gerencia e comercializa shoppings em pólos regionais. Localizado em um terreno de aproximadamente 70 mil metros quadrados, o centro de compras oferece mais de 30 mil metros quadrados de ABL (Área Bruta Locável) e infraestrutura inovadora.

Um dos diferenciais do futuro shopping é seu “Conceito Garden”, até então inédito nesse segmento no Brasil. Tal identificação foi conferida ao empreendimento uma vez que o conceito derruba as barreiras entre sustentabilidade e consumo, além de promover a consciência ambiental junto a seus públicos de interesse.

A área de influência do novo shopping também é privilegiada e conta com mais de 500 mil habitantes; somente na capital Macapá a população é de cerca de 407 mil pessoas. Para atender prontamente essa demanda, o mall apresentará um mix completo de 180 lojas, hipermercado, oito salas de cinema, praça de alimentação com mais de 900 lugares, dois restaurantes temáticos, além de 1.700 vagas no estacionamento, garantindo, assim, mais conforto, entretenimento e novidades para os macapaenses.

Além da Tenco Shopping Centers, o Amapá Garden Shopping, cuja data de inauguração está prevista para 15 de novembro deste ano, conta com outros três empreendedores: Arca´s Construções e Incorporações, Domestilar Ltda e Green Brazil Empreendimentos.


SERVIÇO
Encontro de franquias movimenta mercado do Amapá
Amapá Garden Shopping
Rodovia Juscelino Kubitscheck, KM 2
Informações: www.amapagardenshopping.com.br ou www.tenco.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *