Encontro discute educação inclusiva em tempos de pandemia

Com o tema “Como garantir e ampliar as políticas de inclusão em tempos de pandemia”, o Instituto Federal do Amapá (Ifap) realiza, nos dias 3, 4 e 5 de março, o IV Encontro dos Núcleos de Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas. Neste ano, o evento é totalmente on-line no YouTube TV Ifap e tem programação aberta ao público externo. Os interessados em participar devem se inscrever clicando aqui.

A abertura das atividades acontece no dia 3/3, às 19h, com a participação da reitora em exercício do Ifap, Adrielma Bronze, do pró-reitor de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi), Romaro Silva, e da professora de Educação Especial e integrante da equipe multidisciplinar do Napne, Márcia Cristina. Em seguida, às 19h20, a chefe do Departamento de Educação Inclusiva do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul), Roseane Bom, ministra a palestra “A importância da formação de servidores técnicos e profissionais da educação inclusiva”.

No dia 4/3, a mesa-redonda discute “A realidade dos Napnes nos Institutos Federais”, com a participação dos professores Dalmir Pacheco, que é doutor em Educação, sociólogo, especialista em Educação Inclusiva e coordenador do Apoema – Ifam; José Carlos, consultor da área de Audiodescrição e Tiflologia e técnico revisor de texto Braille (IFPE); e Fernanda de Camargo Machado, especialista em Educação Especial, doutora em Educação, coordenadora de Ações Inclusivas e Acessibilidade do IFFar.

Para a coordenadora do encontro, Elisângela Morais, o evento oportuniza a formação de quem trabalha com educação inclusiva, além de criar métodos, políticas e futuras ações para um ensino e uma aprendizagem inclusiva. “As palestras nos mostrarão como isso é possível, tanto na elaboração de novas políticas quanto na execução de ações para efetivação delas. Abordaremos temáticas relevantes que os auxiliarão a atuar em suas respectivas escolas diante dos desafios da Educação Inclusiva na atualidade”, disse.

O último dia da programação (5/3) será direcionado às equipes multidisciplinares que atuam em unidades do Napne nos campi do Ifap. O objetivo é promover a contínua melhoria da educação inclusiva dentro do âmbito institucional.

Por Jacyara Araújo, jornalista do Campus Macapá
Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *