Encontro discute o protagonismo feminino na arte da ‘palhaçaria’ no AP

Por Ugor Feio

Para discutir e fortalecer a presença feminina na arte da “palhaçaria”, Macapá recebe o “2º Encontro de Palhaças do Amapá”. Será de 1º a 7 de julho, com espetáculos, oficinas e mesas redondas, distribuídos em dois espaços da capital.

Da Cia de Teatro Trecos Inmundo, a coordenadora do evento, Antoniele Xavier, acredita que o tema é de grande importância para o fortalecimento da arte e da representação feminina nos espetáculos de comédia. Ela é atriz e dá vida à palhaça “Tonton” há 14 anos.

Mulheres na arte da palhaçaria participam do ‘2º Encontro de Palhaças do Amapá’ — Foto: Cia de Teatro Trecos Inmundo/Divulgação

“O encontro surgiu do desejo de mostrar a cara dessas mulheres palhaças que produzem comédia. É difícil da gente se reunir espontaneamente. Por isso a importância desse evento, para que a gente se conheça e troque experiências e muitas risadas”, contou.

A programação começa na segunda (1°), com a oficina “Palhaçaria e Afeto”, ministrada por Aneliza Paiva, de Londrina, no Paraná. As aulas são direcionadas a palhaços que distribuem alegria para pacientes de hospitais, chamados “Plantão Sorriso”.

Aneliza Paiva, de Londrina, vai ministrar oficina e apresentar o espetáculo “Ao Ponto” — Foto: facebook/Reprodução

Na quinta-feira (4), acontece a apresentação do espetáculo “Ao Ponto”, também com Aneliza, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes), no bairro Infraero 2, na Zona Norte. A peça é um “solo” que conta a trajetória gastronômica de Frida, uma palhaça que é neta e bisneta de cozinheiros e que vai cozinhar um risoto para o público.

A mesa redonda “Comicidade Feminina” ocorre na sexta-feira (5), também no “Espaço Garden in Cena”. A roda de conversa abrirá espaço para fala das atrizes Andréa Flores, palhaça Bilazinha; Alice Araújo, palhaça Perualda; e Núbia Oliveira, a palhaça Bibica, conhecida em Macapá pela personagem Caluda, da peça “Bar caboclo”. Elas contarão sua história de vida e discutirão os desafios das mulheres na profissão.

Atriz Andréa Flores, que interpreta a palhaça Bilazinha, será uma das atrações convidadas da programação — Foto: Cia de Teatro Trecos Inmundo/Divulgação

No sábado (6), a programação volta ao CEU das Artes com a oficina “Onçar a Palhaça”, que ocorre até domingo (7) com a paraense Andréa Flores, que também está à frente do espetáculo “Rala Palhaço”.

A oficina é resultado de doze anos de atuação e pesquisas em “Feminismos e Singularidades Amazônidas”, voltada para as artistas que desejem começar o percurso artístico em comicidade. A peça será um “solo de palhaçaria feminista” que aborda o cotidiano da mulher, relacionamento amoroso e como lidar com essas informações sem perder o riso.

A série de atividades será encerrada com o cabaré das palhaças, no domingo (7), quando acorre o encontro com as 10 palhaças envolvida na iniciativa, além de convidadas e o público em geral. Todas as atividades tem o preço de “colaboração espontânea”, onde o interessado pode contribuir com quanto puder.

Antoniele Xavier é a palha Tonton — Foto: Facebook/Reprodução

Antoniele conta que o evento será realizado com recursos próprios e com a ajuda da Cia de Artes Kabuky, do projeto social “Toca do Saci”, no bairro Pacoval, e conta também com apoio do grupo “Imagem e Cia” e “Cia de Artes Tucuju”.

Programação do 2º Encontro de Palhaças do Amapá: 

Oficina “Palhaçaria e Afeto”, com Aneliza Paiva
Data: de segunda-feira (1°) a quarta-feira (3)
Hora: 15h às 17h
Local: Espaço Garden in Cena, no Amapá Garden Shopping

Oficina “Onçar a Palhaça”, com Adréa Flores
Data: sábado (6) e domingo (7)
Hora: 9h às 12h (sábado) e das 14h às 18h (domingo)
Local: Espaço Garden in Cena, no Amapá Garden Shopping

Mesa Redonda “Comicidade Feminina”
Data: sexta-feira (5)
Hora: 14h às 18h
Local: Espaçao Garden in Cena, no Amapá Garden Shopping

Espetáculo “Ao Ponto”, com Aneliza Paiva, PR
Data: quinta-feira (4)
Hora: 19h
Local: CEU das Artes, na Avenida carlos Lins Cortez, bairro Infraero 2, Zona Norte de Macapá

Espetáculo “Rala Palhaço!”, com Andréa Flores, PA
Data: sábado (6)
Hora: 19h
Local: CEU das Artes, na Avenida carlos Lins Cortez, bairro Infraero 2, Zona Norte de Macapá

Cabaré das Palhaças
Data: domingo (7)
Hora: 19h30
Local: CEU das Artes, na Avenida carlos Lins Cortez, bairro Infraero 2, Zona Norte de Macapá

Serviço:

2º Encontro de Palhaças do Amapá
Período: 1º a 7 de julho
Local: Amapá Garden Shopping (Zona Sul) e CEU das Artes (Zona Norte)
Entrada: pague quanto puder

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *