Encontro dos Tambores, Missa dos Quilombos, danças tradicionais, shows, concurso e muita cultura afro no CCNA

negrolas1

Nesta sexta-feira, 20, inicia o Encontro dos Tambores, no Centro de Cultura Negra do Amapá (CCNA), com programação religiosa e cultural, até o dia 25 de novembro. Missa, shows, exposições, atendimento de saúde, comercialização de alimentos, marabaixo, batuque, capoeira, e outras atividades irão acontecer, com entrada franca. Os eventos integram o calendário do Mês da Consciência Negra, coordenado pelo Governo do Estado (GEA) e movimentos sociais, que estão ocorrendo desde o dia 31, em diversos pontos do Amapá.

negrolas11A programação iniciou com a Olimpíada Quilombola, com disputa de diversas modalidades em cinco polos. Palestras, seminários, oficinas e festivais, de todos os segmentos com origem africana, estão sendo realizadas em escolas e praças. No CCNA, onde é realizado o Encontro dos Tambores, a coordenação é da União dos Negros do Amapá (UNA) e movimentos sociais com o apoio do GEA e Prefeitura de Macapá (PMM). Dentro e fora do Centro, até o dia 23, a partir das 18h, tem a Feira Quilombola, exposições, praça de alimentação, parque, roda de capoeira, diálogo sobre cultos afros e oficinas.

Dia 19, tem o concurso Mais Belo e Bela Negra do Amapá, e show das bandas Afro Ritmo e Afro Brasil. No Dia da Consciência Negra, 20, a partir das 8h, tem Caravana Saúde do Axé, com atendimento na escola Azevedo Costa, e às 16h, a Caminhada Zumbi dos Palmares sai da praça Barão do Rio Branco em direção ao CCNA. A Missa dos Quilombos começa às 19h, celebrada pelo padre Paulo Roberto, pais e mães de santo, e logo após, inicia a apresentação das comunidades rurais e urbanas.negrolas111

Encontro dos Tambores

No total, 47 comunidades se apresentam nos quatro dias de Encontro dos Tambores, levantando as bandeiras e mostrando as tradições do marabaixo, batuque, zimba, sairé e tambor de crioula. Os versos em forma de canções são entoados por cantadeiras e tocadores, em cima do palco, e dançados pelas comunidades no centro do anfiteatro do CCNA, durante 30 minutos. Após a entrada e início da apresentação, o público pode entrar na roda pra dançar.

Mariléia Maciel
Assessora de Imprensa/Comissão Organizadora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *