EPE abre o Seminário sobre setor energético no Amapá

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) será a primeira a se apresentar no seminário “Energia Elétrica: Oportunidades para o desenvolvimento do Amapá” que a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) vai realizar, na sexta-feira, 12, no auditório da Universidade Estadual do Amapá (UEAP). Fazem parte também, como palestrantes convidadas, as empresas Isolux Corsán e Ferreira Gomes Energia e a Federação das Indústrias do Estado do Amapá (FIEAP), em programação que inicia às 9h, com abertura oficial pelo governador Camilo Capiberibe, encerrando às 17h.

A Matriz Energética Brasileira e o papel das fontes renováveis serão temas abordados pelo diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais da EPE, Amilcar Guerreiro. A Empresa de Pesquisa Energética é uma empresa do Governo Federal que “… tem por finalidade prestar serviços na área de estudos e pesquisas destinadas a subsidiar o planejamento do setor energético, tais como energia elétrica, petróleo e gás natural e seus derivados, carvão mineral, fontes energéticas renováveis e eficiência energética, dentre outras.(site: www.epe.gov.br)”.
 
A Integração do Amapá ao Sistema Interligado Nacional (SIN) terá apresentação da empresa espanhola Isolux sobre o Sistema de Transmissão que a empresa está construindo. O engenheiro da CEA, Ubiracy do Amaral, vai mostrar as ações previstas pela Companhia para suportar a chegada dessa linha de transmissão; e pelas secretarias de Planejamento (Seplan) e Indústria e Comércio (Seicom), Aldo Simão, fará uma apresentação sobre o potencial energético do Amapá.
 
Caberá ao diretor da Ferreira Gomes Energia, Gastão Rocha, apresentar os novos empreendimentos da empresa no município de mesmo nome para geração de energia. E, o conselheiro da Fieap, Fábio Dias, fará uma abordagem sobre as expectativas do setor industrial para esse novo quadro no Estado.
 
Ao final dos trabalhos, o presidente da CEA, José Ramalho, vai mediar um debate aberto ao público presente com os palestrantes e que terá vai contar com a participação dos alunos do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Amapá (Unifap), confirmada pelo coordenador do curso, professor Alaan Ubaiara. O evento é uma realização do Governo do Estado, através da CEA, com apoio da Ferreira Gomes Energia e Ueap.
 
Gilvana Santos
Ascom/CEA
(96) 3212-1365 / (96) 8802-5012 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *