Equinócio da Primavera terá programação cultural e esportiva, em Macapá

Por Paula Monteiro, do Portal Amazônia

Exposição fotográfica, disputa de jipeiros e visitação no planetário móvel são algumas das atividades que fazem parte da programação que marca o Equinócio da Primavera, em Macapá. O fenômeno poderá ser visto no Monumento Marco Zero do Equador no próximo dia 23 de setembro, a partir das 02h29. A programação acontece entre os dias 20 e 30 deste mês. A expectativa é reunir três mil pessoas no evento.


A programação oficial inicia no dia 20 deste mês com exposição fotográfica sobre o fenômeno do Equinócio e experimentos científicos de acadêmicos da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Haverá, ainda, atividades esportivas com a abertura do 6º Fest Jeep Club, cuja competição reunirá cerca de 30 jipeiros. As disputas continuam até o dia 21.

No dia 23, o fenômeno do Equinócio da Primavera será celebrado com queima de fogos e rufar dos tambores, além da exposição do Planetário Móvel Maywaka do Museu Sacaca e Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa). “A classe estudantil é a que mais prestigia o Equinócio, seguida de turistas de outros estados. É importante que a população valorize mais o evento, pois ele só acontece aqui”, disse a coordenadora do evento, Alciane Pacheco.

Alciane afirma que o fenômeno acontecerá no dia 23 de setembro às 2h29 e garante que será possível avistá-lo ainda pela manhã de terça-feira.

Sobre o Equinócio

O equinócio ocorre duas vezes ao ano, em março batizado como Equinócio das Águas, devido o aumento do nível das águas e em setembro, com o equinócio da primavera. O fenômeno marca o início das estações, em que tanto o dia como a noite têm a mesma duração.

Por ser a única capital do País cortada pela linha imaginária do Equador, Macapá atrai milhares de pessoas todos os anos ao Monumento Marco Zero do Equador, localizado no ‘meio do mundo’, onde divide os hemisférios Norte e Sul para visualizar a passagem do sol pelo obelisco.

Programação:

A programação conta com projetos educacionais, esportivos, culturais e turísticos. Confira.
Dia 20/09 (sábado)
9h – Abertura da programação com Exposição Fotográfica
15h – Reconhecimento da pista para início do 6º Fest Jeep Club
– Hasteamento da Bandeira
– Apresentação da Banda do Exército
Dia 21/09 (domingo)
9h – Exposição Fotográfica
15h – Competição do 6º Fest Jeep Club
– Exposição do Clube da Garagem
– Exposição da Associação dos Fuscas Antigos
18h – Encerramento do 6º Fest Jeep Club
Dia 22/09 (segunda- feira)

A partir das 8h – Exposição Fotográfica
Dia 23/09 (terça-feira)

8h – Celebração do Fenômeno do Equinócio da Primavera com queima de fogos e rufar de tambores
9h – Exposição do Planetário Móvel Maywaka
Das 8h às 18h – Exposição Fotográfica
Até o dia 30/09

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *