Equipes de saúde do Bailique participam de treinamento de urgência e emergência

A Secretaria Municipal de Saúde (Samu) realizou treinamento voltado para as equipes de saúde que atuam no arquipélago do Bailique. Foram abordadas técnicas de avaliação de pacientes graves, para curativos, reanimações cardiopulmonares e demais procedimentos. O curso reuniu 31 profissionais e tem como objetivo qualificar os que atuam na atenção básica do município de Macapá sobre o atendimento de urgência.

“Apesar das unidades de saúde não terem como finalidade o atendimento de urgência e emergência, são portas de entrada do sistema de saúde. Por isso, podem ocorrer casos em que os profissionais se deparem com esse tipo de situação, fazendo-se necessário aperfeiçoar os conhecimentos que os colaboradores já possuem, a fim de prestar melhor atendimento para o paciente”, explicou Donato Farias, coordenador do Samu.

Durante o curso, os profissionais também foram orientados como fazer e quando transportar um paciente em estado grave, bem como realizar curativos em vítimas de escalpelamento. “O transporte e imobilização de pacientes, se feito de maneira errada, pode prejudicar a vítima e até mesmo agravar o quadro, por isso é importante que eles também tenham essas técnicas. Assim como é fundamental as técnicas para o atendimento de casos de escalpelamento, tendo em vista que o transporte utilizado no Bailique é todo feito por meio de pequenas embarcações”, concluiu Donato.

Os treinamentos e capacitações fazem parte da rotina do Samu municipal, que periodicamente realiza essas atividades dentro das unidades como forma de aperfeiçoamento desses profissionais.

Jamile Moreira
Assessora de comunicação/Semsa
Contato: 99135-6508

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *