Escola do Legislativo anuncia cursos para 2018

Nem bem 2018 se inicia e a Escola do Legislativo (Esleg), instituição vinculada à Assembleia Legislativa do Estado, já começa suas atividades pedagógicas anunciando uma grade de cursos para os primeiros meses do ano, voltada à capacitação de gestores e servidores dos legislativos estadual e municipais do Amapá. O assunto foi tratado durante reunião de serviço realizada nesta quarta-feira (10), na sede da Esleg, da qual participaram a presidente da instituição, deputada Roseli Matos (PP), a diretora da escola, Wilca Costa, o coordenador de cursos, José Ribamar Ferreira e o assessor institucional da Assembleia Legislativa em Brasília, Elpídio Amanajás.

Para o período de 12 a 16 de março, está prevista a realização de uma oficina de capacitação para gestores municipais sobre Programas Federais e Elaboração de Projetos. Nos dias 12 e 13 de março, o tema será Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e as palestras serão ministradas pelo diretor da instituição, que abordará a “Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep)”; “Programa Nacional do Livro Didático”; “Programas de Implementos Educacionais”; “Elaboração de projetos para os fundos de educação básica”; “Orientação quanto ao sistema Simec” e “Orientações sobre Fundo de Alimentação e Transporte Escolar”.

Nos dias 14 e 15 de março, o assunto será Fundo Nacional de Saúde (FNS), com a chefe da Divisão de Análise Normativas do órgão, Dayane Kelly Azevedo, palestrando sobre “Programa de atenção básica (UBS)”; “Detalhes para alimentar o sistema”; “Como elaborar propostas no sistema” e “Cadastro em programas de implementos à saúde”. No último dia de palestras, será a vez do secretário nacional do Desenvolvimento Humano do Ministério do Desenvolvimento Social, Halim Antônio Girade, discorrer sobre o “Fundo Nacional de Assistência Social”; “Programas de combate à fome e pobreza”; “Programas a serem implementados” e “Acessando o sistema e formatando projetos”.

Para a deputada Roseli Matos, a instituição dará um grande passo em 2018, com o funcionamento em novo prédio. “Com a graça de Deus e o apoio do nosso colaborador em Brasília, Elpídio Amanajás, iniciaremos atividades este ano em prédio novo, com oficinas direcionadas a todas as prefeituras do estado. Tivemos um ano fértil em 2017 e pretendemos produzir ainda mais neste ano. Faremos tudo para continuar merecendo o respaldo do presidente desta Casa de Leis, deputado Kaká Barbosa, que reconheceu nosso esforço e nos deu total apoio, graças ao qual a Esleg tornou-se referência em 2017, que pretendemos manter em 2018”, comemorou.

A diretora Wilca Costa lembrou o aniversário da Esleg e prometeu esforço redobrado nas atividades deste ano. “Em comemoração ao seu 15º aniversário, a Escola do Legislativo promoverá essa oficina inédita no estado, visando facilitar a gestores municipais o acesso a recursos financeiros federais. Além disso, estamos buscando novos cursos para que a escola mostre, mais uma vez, que tem condições de capacitar servidores da Casa, fazendo jus ao apoio que recebe tanto de nossa presidente, deputada Roseli Matos, quanto do presidente da Casa, deputado Kaká Barbosa”.

O assessor Elpídio Amanajás disse que a grade inicial da Esleg contemplará todos os municípios no que há de mais importante na capitação de recursos federais. “Os 16 municípios terão oportunidade de conhecer formas de acessar recursos dos três pilares mais importantes, que são o Fundo Nacional da Educação, Fundo Nacional de Saúde e o Fundo Nacional de Assistência Social. Essas três instituições têm dezenas de programas que atendem todo o Brasil. Os gestores de Brasília, de uma forma inédita, virão aqui capacitar gestores e técnicos municipais, como acessar esses recursos”, festejou.

Além da oficina de capacitação, já está programado para os dias 5 e 6 de abril um curso de Radiojornalismo Comunitário, ministrado pelo jornalista Clayton Aguiar, graduado em Comunicação pela Universidade de Brasília (UNB), com especialização em Radiojornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Destinado aos profissionais de imprensa da Assembleia Legislativa e das Câmaras Municipais, o curso abordará temas como “Radiojornalismo Comunitário”, “A influência da Comunicação no dia a dia das pessoas”, “O Jornalismo de Massa”, “Transmissões Legislativas do Plenário”, “A sociedade na Comunicação Pública”, “O Rádio como instrumento de socialização” e a “Central de Notícias Institucionais do Parlamento”.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS – Alap
Texto: Paulo Oliveira – Reg. Prof. 572 – DRT/PA
Foto: Gerson Barbosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *