Escola e museu: alunos entre 4 e 5 anos são despertados para a história arqueológica do Amapá

img-20160919-wa0018

Alunos e professores da Escola Municipal de Educação Infantil Ana Luiza de Souza, antigo Periquitinho Verde, no bairro Novo Buritizal, estão tendo uma semana de estudo diferente. Técnicos do Museu de Arqueologia e Etnologia do Estado do Amapá (MAE/AP), por meio do projeto “Escavando Conhecimento: arqueologia em foco”, foram para dentro da escola ensinar sobre arqueologia no Amapá.

São alunos do 1º e 2º períodos, um total de 457 crianças entre 4 e 5 anos de idade, que estão aprendendo um pouco de como funciona os espaços de memória existentes no estado. As atividades envolvem teatro de fantoches, simulações de escavações, conversa com os arqueólogos, que contam sobre o ofício, bate-papos sobre preservação dos sítios arqueológicos. A intenção é fomentar nessas crianças o respeito ao espaço em que vive e aos seus legados históricos, formando um público adulto comprometido com as questões patrimoniais.
img-20160916-wa0084
Alunos e professores passarão pelas sete etapas do projeto: 1ª – Reuniões com o corpo técnico e direção das escolas para apresentação do projeto; 2ª – Oficina pedagógica para professores abordando a arqueologia no estado do Amapá; 3ª – Contação de história com bonecos-fantoche (dramatização), conversando sobre o que é sítios arqueológicos, o trabalho do arqueólogo e escavação simulada; 4ª – Apresentação de fotografias de escavações sendo realizadas por arqueólogos; 5ª – Apresentação de réplicas das urnas antropomorfas e zoomorfas, explicando o que são, para que serviram, onde são encontradas e por que devem ser preservadas por todos; 6ª – Nesta etapa os alunos irão fazer a escavação simulada; 7ª – relatos dos alunos de como foi a experiência da escavação simulada. O projeto segue até o dia 29 de setembro na escola.

Rita Torrinha/Asscom Semed
Contato: 99189-8067

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *